16/11/2020 11h24

Escola de Ibiraçu realiza Gincana Virtual com os estudantes do Ensino Fundamental

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nossa Senhora da Saúde, localizada em Ibiraçu, realizou a ação denominada “Virtualizando: Gincana Virtual - trabalhando a Educação Física e a Arte em tempos de Pandemia”. A Gincana teve como objetivo a interação dos alunos, promovida por meio de atividades diferenciadas e lúdicas, além de incentivar a leitura de diferentes gêneros textuais, usando o Google Meet.

A Gincana Virtual foi desenvolvida pelos professores Alex Silva Correa, Francine Maximiano, Rogéria Pignaton e Angelita Fraga Moro. Eles apresentaram aos estudantes diversas brincadeiras, tais como: o mestre mandou, descubra quem é o professor ou famoso, escute a trilha sonora e descubra o filme ou série, tarefas de conhecimentos gerais, dentre outras. A Gincana aconteceu durante três dias. Os professores de Artes, Educação Física, junto com os professores de outras disciplinas, ajudavam e orientavam os alunos que tinham que seguir os comandos para realizar as tarefas. Os alunos participantes foram presenteados com chocolates.

De acordo com a professora de Artes, Angelita Fraga Moro, “o uso da Tecnologia durante a pandemia foi a única maneira de comunicação entre a escola e a comunidade. Foi uma experiência muito produtiva, os alunos e as famílias participaram com entusiasmo. Essa gincana foi ideia dos professores de Artes e Educação Física, pois sentimos a necessidade de um momento mais próximo com eles, e, assim, os colegas de outras áreas também abraçaram o desafio. Uma experiência nova para todos. As equipes ficavam fascinadas a cada tarefa para cumprir. As famílias colaboraram muito, participando com os filhos. Fazer mudança é um tanto difícil, pois temos de sair da zona de conforto, porém é necessário para nosso crescimento”, disse a educadora.

O estudante Luan Genizelli Cutini, do 9º ano, participou da Gincana Virtual e relatou: “foi algo diferente, divertido e novo para nós”. A aluna Júlia Auer Shaufer, do 6º ano, também se manifestou e agradeceu: “foi muito divertida, deu para rever os professores, a diretora e os colegas da turma. Tivemos ótimos momentos nesses três dias de gincana, como risadas, corridas para achar os objetos, até confundimos os professores em uma das tarefas. Eu só tenho a agradecer aos professores que organizaram as atividades. Foi um momento muito bom, em meio, ao que estamos passando”, afirmou a aluna.

Para a diretora Keila Cuzzuol Pimentel Piol, que participou junto com os professores e alunos disse: “são atividades de interação virtual que incentivam e motivam nossos alunos a construírem relações de vínculos que vão além da sistemática formal da Escola, isto é estar oportunizando o crescimento sócio emocional deles. Fico muito feliz com todo envolvimento das famílias nessa ação”, destacou Keila Cuzzuol Pimentel Piol.

Informação à Imprensa:
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br