29/09/2023 11h13

Escola de Iúna promove atividade educacional por meio da ‘Metodologia Tertúlia’

Os alunos participaram de uma roda de conversa, que teve o intuito de trabalhar a temática da conscientização contra o racismo.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Santíssima Trindade, localizada no município de Iúna, promoveu, nessa terça-feira (26), atividades educacionais por meio da “Metodologia Tertúlia”. O objetivo da ação foi motivar os estudantes da comunidade escolar a utilizarem e entenderem mais sobre a metodologia que tem o intuito de ensinar com conversas informais e colaborativas.

Durante a execução do projeto, os alunos participaram de uma roda de conversa ministrada pelo professor de História Luiz Carlos Aguiar Motta, que teve o intuito de trabalhar a temática da conscientização contra o racismo. No decorrer da atividade, os estudantes promoveram uma construção coletiva do conhecimento, o desenvolvimento de comunicação e o pensamento crítico sobre o conteúdo.

“Ao final das aulas, foi possível perceber que os objetivos foram alcançados, seja por meio da valorização e do respeito às diferenças, além da percepção de consciência histórica e senso crítico por parte dos estudantes”, destacou Motta.

A “Metodologia Tertúlia” trata-se da criação coletiva de significados e conhecimentos com base no diálogo igualitário e na participação de todos os participantes. Essa abordagem é frequentemente usada em contexto educacionais e culturais para promover a troca de ideias e o debate construtivo entre os integrantes.

“Infelizmente, a luta contra o racismo ainda é necessária. E o ambiente escolar é de extrema importância na conscientização e na luta contra práticas e manifestações racistas”, contou a estudante Raquel Rodrigues Ferreira, do 9° ano do Ensino Fundamental.

Texto: Thiago Mozzer

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI