05/06/2019 13h12 - Atualizado em 06/06/2019 16h55

Escola de Muqui faz exposição de trabalho sobre Educação e Patrimônio Histórico

Atividade desenvolve nos alunos o sentimento de identidade, pertencimento e de valorização da arquitetura local.

Com uma exposição de trabalhos inspirados nos conhecimentos das disciplinas de Arte e Matemática, os alunos da Escola Estadual Marcondes de Souza deixaram a pracinha da cidade de Muqui ainda mais colorida. Entre os trabalhos estavam maquetes, desenhos geométricos em forma de tangram e mandadas, inspirados nos casarões históricos da cidade.

O diretor Ériton Bernardes Berçaco, explicou que Muqui é o maior sítio histórico do Espírito Santo, com mais de 200 casas tombadas como patrimônio histórico. "Integrar educação e patrimônio histórico é indispensável para desenvolver nos alunos o sentimento de identidade, pertencimento e de valorização da arquitetura local", disse Ériton.

A atividade foi a última etapa do projeto ‘ArteMática’, conduzido pelas professoras Lilia Lopes dos Santos e Danielle Correia Santana, que teve por objetivo desenvolver conhecimentos de matemática e reconhecê-los em outros componentes curriculares, como a Arte.

Algumas aulas aconteceram na praça da cidade, onde os alunos puderam se inspirar nos casarões antigos. “Os alunos puderam observar a fachada das casas, verdadeiras obras de arte, e identificar a importância da matemática em suas construções", afirmou a professora Lilia.

A exposição dos trabalhos foi realizada na última quarta-feira (29), na praça Central de Muqui, ao lado da Escola Marcondes de Souza. “Os alunos demonstraram ter aprendido bem o que estudaram, pois aos que passavam, sabiam responder com clareza a origem do tangram e fragmentos geométricos de um espelho, por exemplo. Dentre os trabalhos, destacam-se maquetes com casas e prédios históricos, desenhos geométricos utilizando os conhecimentos do tangram, mandadas e formas geométricas em 3D”, informou a professora Danielle.

Texto: Soraia Camata

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI