Escola de Nova Venécia incentiva estudantes a não desistirem de projetos de vida durante pandemia
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Alarico José de Lima, localizada em Nova Venécia, por meio da disciplina Projeto de Vida, trabalhou com os estudantes atividades de maneira lúdica e espontânea, para que pudessem relatar e descrever os seus anseios e felicidades, durante este período da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
Entre os objetivos da atividade estavam estimular os estudantes a buscarem características positivas de personalidade, por meio de uma reflexão acerca dos super-heróis, e fortalecer a autoimagem dos estudantes, por meio das identificações assumidas com os super-heróis.
A iniciativa foi da professora Andreia do Carmo Moreira Lopes, da disciplina Projeto de Vida. “Estamos trabalhando remotamente, momento em que os estudantes estão passando por um período muito delicado. Tive a preocupação de saber como estava cada um deles e, com isso, preparei uma atividade que fala do ‘super herói’ de cada um”, contou a professora.
O tema da aula foi “Meu super-herói”, com o subtema “Características positivas de personalidade, por meio de uma reflexão acerca dos super-heróis”.
Foi proposto aos alunos a leitura de um texto e, após a leitura, que fizessem uma reflexão do super-herói, que fosse alguém da família, personagem da teledramaturgia ou personagem religioso. Depois, descrever um texto relatando como esse herói ou heroína está contribuindo para o Projeto de Vida, durante a quarentena. Ao terminar o texto, os estudantes fizeram uma pequena filmagem relatando o que escreveram, iniciando com a seguinte frase: “Meu projeto de vida durante a quarentena está sendo...”.
“Me senti honrada por ter alcançado o objetivo da aula. Mesmo sendo aulas remotas, os nossos educandos estão desempenhando de forma plausível e isso é o que nos faz motivar, ainda mais enquanto professor. Ter esse retorno é gratificante e prazeroso. Saber que as nossas aulas estão fazendo, sim, a diferença na vida dos nossos jovens e, principalmente, com a Disciplina Projeto de Vida”, disse Andreia do Carmo Moreira Lopes.
A professora continuou explicando o que é o Projeto de Vida para os jovens. “O Projeto de Vida é para o estudante o caminho traçado entre ‘quem ele é’ e ‘quem ele quer ser’, partindo da apropriação da história de sua vida pessoal para projetar trajetórias sobre os próprios desejos de atuação no meio em que vive e no mundo. Está aliado ao exercício contínuo de autoconhecimento, de reflexão sobre sua própria atuação no mundo, na família e na comunidade”, explicou Andreia do Carmo Moreira Lopes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon