Escola de Pancas dinamiza aula de Biologia sobre Ciclos Biogequímicos
Aprender os ciclos biogeoquímicos se tornou algo dinâmico e atrativo para os alunos.
Durante as aulas de Biologia da Escola Arariboia, em Pancas, os alunos da 1ª série do Ensino Médio participam de atividades que reforçaram a compreensão dos ciclos biogeoquímicos e a importância para a vida.
Com recursos pedagógicos simples, como os próprios livros didáticos e a produção de cartazes, eles apresentaram o que aprenderam para os colegas com a exposição dos materiais. O objetivo foi que, por meio das atividades, os alunos pudessem compreender os conceitos científicos da matéria e assim entenderem algumas dinâmicas em seu entorno.
A professora de Biologia Rônia Streig realizou atividades para que os alunos pudessem entender as relações existentes entre a matéria viva e não viva da biosfera, suas propriedades e modificações ao longo dos tempos, sabendo que os elementos químicos como carbono, nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e fósforo fazem parte da constituição das células e são essenciais para a produção de energia e para a manutenção de seu metabolismo.
“Esses elementos existem no meio ambiente na forma de compostos inorgânicos, que podem ser captados pelos seres vivos, passando a fazer parte de moléculas orgânicas. Essa troca de materiais entre o ambiente e seres vivos indica que a matéria pode ser reciclada, formando os ciclos biogeoquímicos”, explicou a educadora.
Na atividade, foram analisados cincos ciclos: o da água, o do carbono, o do oxigênio o do nitrogênio e o do fósforo.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
3636-7705 / 7706 / 7707
mmczanotelli@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br