Escola de Pedro Canário inova e atrai alunos para o mundo da Literatura
A unidade aposta em um novo projeto de incentivo a este hábito: o Teatro Literário.
Desenvolver com o estudante o gosto pela leitura é trabalho constante na Escola Estadual Doutor Edward Abreu do Nascimento, no município de Pedro Canário. A unidade aposta em um novo projeto de incentivo a este hábito: o Teatro Literário.
Buscando inovar para prender ainda mais a atenção dos alunos, a professora de Língua Portuguesa, Joselita Gomes Oliveira Ribeiro, propôs que a leitura de obras, como O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna; e Dom Casmurro, de Machado de Assis, fosse feita de várias formas e em múltiplos lugares.
Tendo como base os livros, foram criadas salas temática com o objetivo de transportar os estudantes nos momentos de leitura para o universo do texto. Outras sugestões foram praças e bibliotecas. Os alunos foram incentivados à prática de leitura em grupos e individualmente.
“Ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo, ler é fundamental para soltar a imaginação”, disse.
A conclusão do projeto se deu com a encenação da obra de Suassuna, que foi apresentada às demais salas. Júlio César Santana Barros foi um dos alunos que participou da peça. “Gostei muito, para mim foi uma experiência que eu não tinha vivido antes, uma experiência boa demais, aprendi muito com a leitura e o teatro, vi os erros de cada um e as qualidades também. O que foi bom também na turma foi a interação e a dedicação de todos”, afirmou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br