Escola de Rio Novo do Sul é destaque na Feira de Ciências e Humanidades do Vale do Cricaré
Alunos do Ensino Médio da escola conquistaram o segundo e o terceiro lugares na categoria Ciências da Natureza.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Virginia Nova, localizada em Rio Novo do Sul, participou, na última semana, da Feira de Ciências e Humanidades do Vale do Cricaré (FECRI), realizada em São Mateus. O evento, que visa incentivar a pesquisa e a criatividade, contou com a presença de dois grupos de alunos do Ensino Médio da escola, que conquistaram o segundo e o terceiro lugares na categoria Ciências da Natureza.
Os projetos apresentados na feira foram resultado de meses de pesquisa e trabalho em equipe, refletindo a preocupação dos alunos com questões ambientais e sociais. O grupo da primeira série produziu um destilador caseiro para obter biocombustível da casca da banana, enquanto que o grupo da terceira série para reutilizar a borra de café para produzir biodiesel. Compuseram os grupos os estudantes Davi Poloni, Richard Bortoloti, Saulo Marquezini, Renan Castelari, Maria Heloísa Belique, Érica Castelari, Thaylane Debacker e Breno Valle.
O professor de Química Tarcísio Leite, que acompanhou os estudantes, expressou a satisfação com a participação: "Sempre que participo das feiras de ciências, é uma alegria muito grande, pois é uma forma de externar ao mundo a ciência que os alunos têm produzido em sala de aula. Ver alunos da rede pública sendo tão protagonistas do seu processo de ensino-aprendizagem me faz acreditar ainda mais numa educação de qualidade", afirmou.
“Participar da Feira do Vale do Cricaré foi uma experiência incrível! Além de contribuir significativamente para o nosso aprendizado, nos permitiu explorar novas ideias, compartilhar conhecimentos e interagir com diversas pessoas. A feira nos desafiou a sair da nossa zona de conforto e nos proporcionou momentos de troca de informações e até mesmo crescimento pessoal. Foi uma oportunidade única para expandir nossos horizontes e enriquecer nossa jornada educacional", compartilhou a estudante Maria Heloísa Belique.
Além da unidade escolar de Rio Novo do Sul, a EEEFM Professor Carlos Mendes, situada no município de Governador Lindenberg, também apresentou um projeto na FECRI. A estudante Ana Elisa Beliqui Azevedo explicou que o protótipo propõe transformar resíduos orgânicos em energia limpa, promovendo sustentabilidade.
“Participar da feira científica foi incrível! Tive a chance de mostrar nosso trabalho e aprender com as ideias dos outros projetos. Ver nosso esforço sendo valorizado me deixou ainda mais motivada a continuar pesquisando”, contou Ana Elisa Beliqui Azevedo.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707