09/11/2021 10h35

Escola de São Mateus desenvolve projeto de prevenção à Covid-19

Atividades foram realizadas nas aulas de Biologia.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Santo Antônio, localizada em São Mateus, desenvolveu o projeto “E aí, já lavou suas mãos hoje?”, durante as aulas de Biologia, com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio. O projeto foi desenvolvido pela professora Andressa Antônio de Oliveira, com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Biologia). 

Com o atual cenário do retorno às aulas presenciais e com a abordagem do conteúdo de Microbiologia (Ciência da Biologia que estuda os microrganismos), a professora do EEEFM Santo Antônio sentiu a necessidade de reforçar a importância dos cuidados contra o novo Coronavírus (Covid-19).

Ao todo, três turmas da 3ª série do turno matutino, totalizando 76 alunos, participaram do projeto. A execução ocorreu com momentos práticos, com o objetivo de analisar o crescimento de microrganismos, como fungos e bactérias, já que o vírus não se consegue visualizar a olho nu, ou com ajuda de microscópios ópticos.

O objetivo foi demonstrar a importância do uso dos equipamentos de proteção individual e dos cuidados para prevenção à Covid-19, sendo eles o uso de máscara, lavagem de mãos e limpeza de celular e solas de calçados. As amostragens de material biológico foram coletadas com o auxílio de cotonete umedecidos para análise.

Após a coleta das amostras, com os resultados obtidos, foram produzidas frases de conscientização e prevenção à Covid-19, ressaltando a importância dos cuidados. Essas frases foram colocadas em cartazes e espalhadas por toda a escola.

Após os resultados da ação, o projeto foi inscrito na premiação do Educa Week, que é um evento criado pelo Fórum Nacional, para discutir os desafios da educação básica. A programação dessa edição, com palestras no formato on-line, foi realizada de 18 a 23 de outubro de 2021. O projeto conquistou o terceiro lugar na categoria Ensino Médio, do Prêmio Destaque Educação 2021.

A professora Andressa Antônio de Oliveira descreveu a satisfação e felicidade pelos resultados. “A participação em eventos como esse enaltece os trabalhos realizados com êxito nas escolas, contagiando toda comunidade escolar e, assim, inspirando a participação em outros eventos”, disse.  

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI