23/09/2024 15h20

Escola de Vila Velha promove formação integral dos alunos

Com o intuito de promover a formação integral dos alunos, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Francelina Carneiro Setúbal, localizada no município de Vila Velha, tem realizado inúmeras atividades que vão além do conteúdo acadêmico. Entre elas, destacam-se os ciclos de palestras do “1º Fórum de Parceria Empresa-Escola”, que ocorreram entre os meses de julho e agosto.

Durante o evento, que buscou aproximar os 220 alunos dos cursos técnicos em Administração, Gestão de Condomínios e Transações Imobiliárias da realidade do mercado de trabalho, profissionais de diversas áreas debateram sobre temas atuais, como o uso de tecnologias no ambiente de trabalho, bullying, imagem pessoal e valores profissionais.

A diretora escolar, Renata Guedes, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento de habilidades, como pensamento crítico e comunicação. “O fórum incentivou o desenvolvimento de habilidades essenciais, como pensamento crítico e comunicação assertiva, além de fomentar a responsabilidade social, preparando os estudantes para aplicar esses conhecimentos na vida cotidiana”, contou a gestora.

Outro destaque foi a participação de cinco alunos na “11ª Simulação Geopolítica” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, no campus de Vitória. O encontro reuniu estudantes de diversas instituições para debater temas globais, proporcionando aos jovens a vivência de soluções diplomáticas para questões complexas.

O professor de Sociologia Vinícius Zuccolotto frisou a importância da simulação para expandir os horizontes educacionais dos alunos, colocando em prática o conteúdo aprendido em sala de aula e desenvolvendo habilidades fundamentais, como oratória, argumentação e pensamento crítico.

“O encontro desafiou os estudantes a debater questões complexas, como guerra, reforma agrária e direitos humanos, promovendo a construção de soluções negociadas, fundamentais no exercício da diplomacia e da convivência”, salientou Zuccolotto.

Além de representar a escola na competição, o estudante Renan Barroca recebeu uma Menção Honrosa pela atuação notável no comitê em que participou. "Fiquei extremamente feliz por essa experiência e agradeço muito ao corpo docente da escola por nos proporcionar essa oportunidade", afirmou o aluno.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br