Escola de Vila Velha promove Projeto Letramento Científico
Alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, localizado no município de Vila Velha, participaram, nesta terça-feira (24), de duas rodas de conversa. A iniciativa faz parte do Projeto Letramento Científico e tem o objetivo de permitir aos estudantes o conhecimento específico de cada área, visando à compreensão e à aplicação no cotidiano.
A primeira roda de conversa teve como tema "O poder só existe de maneira justa quando é coletivo", célebre frase do livro “O que é empoderamento?”, de autoria de Joice Berth, e foi conduzida pela policial penal Adriana Camponez, que propôs uma reflexão acerca do empoderamento a partir da história das mulheres nas forças armadas.
"Saúde da mulher e gravidez na adolescência" foi o tema do segundo debate, que teve como palestrante a professora doutora do curso de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Chiara Musso. A discussão explorou diversas questões que permeiam a temática, como métodos contraceptivos, riscos da gravidez na adolescência para a gestante e o bebê, cultura do estupro, entre outros.
O professor de Física e coordenador do projeto, José Paulo Nascimento, explicou que as atividades propostas pelo projeto buscam elucidar que o aprendizado de qualquer conhecimento científico visa à compreensão e à possibilidade de uma atuação mais assertiva no mundo.
Além desses temas, o projeto também já proporcionou, ao longo de 2024, a reflexão e o diálogo sobre "Mulheres na Ciência", "A arte como uma forma de resistência e resiliência na humanidade", "Beleza, vaidade e autocuidado da mulher negra no dia a dia", "Idadismo: Pulsão tem prazo de validade" e "Oficina de Biomassa e Polímeros".
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