02/10/2024 17h53

Escola de Vila Velha promove roda de conversa sobre desafios da maternidade atípica

Iniciativa buscou esclarecer as dúvidas sobre maternidade atípica e propor caminhos para lidar com desafios relacionados à educação de uma criança atípica.

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, Escola do Futuro localizada em Vila Velha, promoveu uma roda de conversa entre as famílias dos alunos atendidos pela Educação Especial e a psicóloga Juliana Segal. No encontro, foram abordados temas como maternidade atípica, maternidade solo, importância das terapias e o luto associado ao diagnóstico de autismo.

A iniciativa buscou esclarecer as dúvidas sobre a maternidade atípica e propor caminhos para lidar com os desafios diários relacionados à educação de uma criança atípica. De acordo com a escola, ações voltadas à família e aos responsáveis contribuem para um trabalho conjunto na educação integral dos estudantes.

A professora de Sociologia da escola, Luana Cristina de Almeida Oliveira, também é mãe atípica e compartilhou que se sentiu acolhida, respeitada e feliz em participar da roda de conversa. “Foi um momento de acolhimento e que transmitiu muita segurança para que pudéssemos expor nossas dores, nossas angústias e também nossos êxitos com os demais. A mediadora do encontro teve muita sensibilidade, firmeza e assertividade em suas falas e conselhos. Momentos de troca são fundamentais para acalmar nossas mentes e nossos corações”, afirmou.

“Na roda de conversa, abordamos temas importantes para quem cuida das crianças atípicas, discutindo como lidar com diversas situações. A Juliana destacou a importância de não nos esquecermos de nós mesmos enquanto cuidamos dos nossos filhos, enfatizando a necessidade de zelar pela nossa saúde, socialização e relacionamento conjugal. Ela também falou sobre os desafios e sofrimentos que enfrentamos após o laudo e compartilhou dicas para melhorar a convivência com nossos filhos em determinadas situações”, contou Mixely Zampirolli, mãe de uma estudante do Ensino Fundamental da escola.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br