11/07/2024 14h10

Escola de Vila Velha realiza projeto de letramento étnico-indígena

O projeto buscou criar uma aproximação dos estudantes com a cultura brasileira, por meio do conhecimento histórico e cultural dos povos indígenas do País.

Durante o segundo trimestre deste ano, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Francelina Carneiro Setúbal, situada em Vila Velha, desenvolveu com os alunos das 2ª séries do Ensino Médio o projeto “Letramento Étnico-Indígena – experiências e vivências”. O objetivo é criar uma aproximação dos estudantes com a cultura brasileira, por meio do conhecimento histórico e cultural dos povos indígenas do Brasil e da sua importância na contribuição para a construção da identidade brasileira.

O projeto foi desenvolvido em quatro ações. Na primeira ação, foram realizadas a leitura e a interpretação de dois textos de autoria do professor de História Onildo de Souza Moraes e da professora Aline Jaxuca, para que os alunos tivessem o primeiro contato com a história indígena capixaba e para que conhecessem também um pouco da cultura Guarani.

Na segunda ação, foi apresentado aos estudantes o material “Povos Indígenas: diversos e extraordinários”, buscando a apropriação da temática, bem como a sensibilização acerca da necessidade da demarcação de terras indígenas. Também foi exibido o documentário “Demarcação, já”, que denuncia, em forma de música e poesia, a necessidade da demarcação das terras indígenas, principalmente como saída para a saúde do meio ambiente.

Na terceira ação, os educandos realizaram uma pesquisa no site do Governo Federal sobre os povos indígenas do Brasil para terem consciência da diversidade indígena presente no País, visando à confecção de cartazes informativos sobre os diversos povos indígenas que compõem a nação brasileira. Já na quarta e última ação, a escola recebeu a palestra da professora Aline Jaxuca, indígena da etnia Guarani, sobre “Povos Indígenas e a cultura dos Povos Guarani”, com ensinamentos sobre práticas, cultura e valores indígenas.

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