27/10/2023 14h43 - Atualizado em 27/10/2023 14h44

Escola do Futuro: alunos aprendem Língua Inglesa por meio de criação de histórias em quadrinhos

As histórias foram criadas por meio de aplicativos como Canva, Pixton, Bing e Ibis Paint X.

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, localizada em Cariacica, participaram de um projeto de criação de histórias em quadrinhos bilíngues, por meio de aplicativos como Canva, Pixton, Bing e Ibis Paint X, em seus chromebooks. Os estudantes criaram personagens, cenários, elaboraram diálogos em inglês e incluíram traduções em Língua Portuguesa.

O objetivo da ação foi promover a escrita em inglês, bem como incentivar a criatividade dos alunos na criação de histórias em quadrinhos. Como resultado do projeto, os alunos passaram a desenvolver suas habilidades de escrita em inglês, explorando a criatividade na construção de histórias em quadrinhos e aprendendo a integrar a tecnologia ao processo de aprendizagem.

“A execução do projeto foi uma jornada incrível para nossos alunos. Eles estão não apenas aprimorando suas habilidades de escrita em inglês, mas também desenvolvendo o pensamento criativo e a capacidade de utilizar a tecnologia de forma eficaz em seu aprendizado", disse a professora de Língua Inglesa, Thaís Custódio Bicalho.

O diferencial do projeto foi a combinação de linguagem, criatividade e tecnologia digital, permitindo que os alunos se envolvessem de maneira significativa em seu aprendizado.

Escola do Futuro 

A certificação Escola do Futuro visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando os projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas. Para isso, professores das unidades inicialmente certificadas receberam uma capacitação específica, que teve como proposta possibilitar a vivência prática baseada na aprendizagem criativa, além de provocar uma reflexão sobre a intencionalidade pedagógica e auxiliar os professores a elaborarem experiências de aprendizagem alinhadas à cultura digital. Os temas abordados foram “Aprendizagem Criativa”, “Gamificação” e “Ferramentas Digitais”.

Estão certificadas como Escola do Futuro o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica; a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, em Vitória; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, na Serra.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707

 

 

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI