Escola do Futuro de São Mateus recebe estudantes da rede municipal para oficina com realidade virtual e canetas 3D

Atividade fortaleceu o acesso à cultura digital e a consciência ambiental com foco no tema “Oceano”.
O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Marita Motta Santos, localizado em São Mateus, recebeu, na última semana, a visita de cerca de 40 estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tempo Integral (EMEFTI) Valério Coser para uma oficina pedagógica interativa com foco na temática ambiental. A atividade, intitulada “Pequenos Exploradores”, foi conduzida por estudantes protagonistas da eletiva “Conectados com o Futuro”, sob orientação da equipe do Programa Escola do Futuro da unidade estadual.
A proposta promoveu a integração entre as redes estadual e municipal de ensino, por meio de uma experiência prática e lúdica, utilizando recursos como canetas 3D e óculos de realidade virtual. Durante a oficina, os alunos da rede municipal contornaram a imagem de uma tartaruga-verde com a caneta 3D e exploraram o fundo do mar em uma imersão digital guiada, vivenciando o uso intencional da tecnologia como ferramenta de sensibilização e educação ambiental.
A diretora do CEEFMTI Marita Motta Santos, Bruna Bonomo, destacou que o Programa Escola do Futuro, implantado na unidade em 2024, visa expandir a infraestrutura tecnológica e promover metodologias pedagógicas inovadoras. “A oficina foi planejada e executada com a participação ativa dos estudantes protagonistas, que atuaram desde o início no acolhimento dos visitantes até o suporte às atividades. Vivenciamos os quatro pilares da educação de forma integrada, com muito aprendizado e encantamento”, explicou a gestora.
A Professora Coordenadora de Inovação (PCI), Pollyanna Barcelos, ressaltou o caráter transformador da ação. “As atividades foram um verdadeiro mergulho em práticas educacionais inovadoras. Se usada com intencionalidade, a tecnologia pode ser uma grande aliada na defesa da vida marinha e na construção de uma consciência oceânica, como propõem a ONU e a UNESCO.”
A professora Flaviane Lopes, responsável pela eletiva “Conectados com o Futuro” na rede municipal, também avaliou positivamente a atividade: “Foi uma experiência perfeita, pois dialoga com a nossa proposta de mostrar como a tecnologia pode expandir o nosso conhecimento. Os alunos adoraram a caneta 3D, o espaço maker e o óculos de realidade virtual, que foi uma verdadeira aventura.”
O Superintendente Regional de Educação de São Mateus, Judson Coswosk, celebrou a iniciativa. “A ação de acolhimento da Escola Marita Motta é mais um exemplo de que o somatório de esforços é o caminho para garantir a formação integral dos estudantes em toda a sua trajetória. A consolidação de políticas públicas como o Tempo Integral tem gerado impactos positivos em nossos territórios.”
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-770