12/09/2023 14h49

Escola do Futuro de Vitória utiliza ferramenta de interação entre alunos e professores

Por meio da plataforma Pear Deck, os estudantes aprenderam conteúdos de Geografia.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Major Alfredo Pedro Rabayolli, localizada em Vitória, tem utilizado ferramentas digitais para o ensino-aprendizagem e uma delas é a Pear Deck, uma plataforma que permite aos professores criarem apresentações para melhor interagir com seus alunos em tempo real. Por meio da ferramenta, os estudantes aprenderam conteúdos da disciplina de Geografia.

“O feedback imediato ajudou a corrigir equívocos e esclarecer dúvidas, enquanto a aprendizagem cooperativa estimulou a colaboração entre os alunos. A adaptação às necessidades individuais, a construção gradual de conhecimento e a combinação de recursos visuais contribuíram para uma experiência de aprendizado muito rica”, disse a professora de Geografia Kamila Costa Gomes.

A ferramenta permitiu a colaboração entre os alunos, que puderam compartilhar ideias, debater pontos de vista e trabalhar juntos nas atividades, como verdadeiro ou falso. Os resultados dessa ação de ensino tiveram como benefício mais engajamento, compreensão e desenvolvimento de habilidades do pensamento crítico.

Além disso, a atividade permitiu aos alunos perceber a relevância dos conceitos no mundo real, promovendo a memorização e a retenção do conteúdo. A abordagem pedagógica enriqueceu o aprendizado, promovendo um entendimento aprofundado das diferenças entre o meio urbano e o meio rural.

Escola do Futuro

A certificação Escola do Futuro visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando os projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas. Para isso, professores das unidades inicialmente certificadas receberam uma capacitação específica, que teve como proposta possibilitar a vivência prática baseada na aprendizagem criativa, além de provocar uma reflexão sobre a intencionalidade pedagógica e auxiliar os professores a elaborarem experiências de aprendizagem alinhadas à cultura digital. Os temas abordados foram “Aprendizagem Criativa”, “Gamificação” e “Ferramentas Digitais”.

Estão certificadas como Escola do Futuro o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica; a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, em Vitória; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, na Serra.

Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br