14/11/2023 12h03 - Atualizado em 14/11/2023 12h13

Escola do Futuro: Educação Especial é tema de projeto realizado em escola da Serra

Entre as atividades estava a produção de um folder digital, por meio da ferramenta Canva.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, localizada na Serra, que tem a certificação Escola do Futuro, desenvolveu atividades por meio de um projeto, que teve como intuito a promoção, conscientização e conhecimento da comunidade escolar sobre deficiências.

Entre as atividades estava a produção de um folder digital, que foi elaborado por meio da ferramenta Canva. O material contou com informações sobre Deficiência Física, Deficiência Auditiva, Deficiência Intelectual, Surdez, Mudez, Baixa Visão, Cegueira, Surdocegueira e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Nas aulas de Projeto de Vida e Estudo Orientado os estudantes pesquisaram a respeito da deficiência e, ao final das produções, os folderes foram expostos nas televisões da escola, que ficam nos corredores, para que todos pudessem conhecer as produções.

Como culminância, a escola promoveu uma roda de conversa com os discentes para conscientizá-los acerca da inclusão, datas que marcam as lutas e conquistas da comunidade surda, acessibilidades e inacessibilidades, direitos das pessoas com deficiência e o relato de experiência do professor Carlos Eduardo, enquanto profissional surdo que atua na escola.

O projeto também contou com a aplicação da metodologia ativa da gamificação, com utilização da plataforma Kahoot. Por fim, os alunos apresentaram a tradução cantada em Língua Brasileira de Sinais (Libras) da música “Girassol”, de Priscilla Alcantara, sob orientação da tradutora e intérprete de Libras, Cristina Vargas, proporcionando aos alunos surdos o protagonismo juvenil e a valorização dos mesmos.

O projeto foi conduzido pelos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) Thamyres Christina Lima dos Santos, Osvaldo da Conceição Garcia Junior, Grazielli Torezani Perini Bitarães e Estevão Carvalho Pereira.

Escola do Futuro

A certificação Escola do Futuro visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando os projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas. Para isso, professores das unidades inicialmente certificadas receberam uma capacitação específica, que teve como proposta possibilitar a vivência prática baseada na aprendizagem criativa, além de provocar uma reflexão sobre a intencionalidade pedagógica e auxiliar os professores a elaborarem experiências de aprendizagem alinhadas à cultura digital. Os temas abordados foram “Aprendizagem Criativa”, “Gamificação” e “Ferramentas Digitais”.

Estão certificadas como Escola do Futuro o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica; a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, em Vitória; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, na Serra.

Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon