Escola do Futuro em Conceição do Castelo promove experiência inovadora no estudo dos biomas brasileiros
O objetivo da iniciativa foi despertar nos alunos uma consciência ambiental, buscando que eles não apenas soubessem sobre os biomas, mas que se sentissem conectados a eles.
Os estudantes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Elisa Paiva, Escola do Futuro localizada em Conceição do Castelo, participaram de uma experiência inovadora, explorando os biomas brasileiros de forma imersiva e prática. Com o uso de óculos de realidade virtual, eles "caminharam" pela Amazônia, além de outras atividades, como a criação de chaveiros em 3D inspirados na Mata Atlântica e rodas de conversas, que fortaleceram o aprendizado sobre os biomas brasileiros.
O objetivo da iniciativa foi despertar nos alunos uma consciência ambiental, buscando que eles não apenas soubessem sobre os biomas, mas que se sentissem conectados a eles, entendendo o valor de cada ecossistema e a urgência de sua preservação. Ao unir tecnologia e educação ambiental, o propósito foi formar jovens mais conscientes e preparados para cuidar do planeta.
De acordo com o professor responsável, Pedro Henrique Milagre, em vez de apenas ouvir sobre a importância dos biomas, os alunos puderam ver, sentir e criar, o que transformou a teoria em algo tangível e real. Eles discutiram a preservação da Mata Atlântica, exploraram o impacto das suas ações no mundo digital e real, e saíram da sala de aula com um entendimento mais profundo e pessoal sobre a necessidade de proteger o meio ambiente.
"As metodologias inovadoras e as tecnologias foram essenciais para despertar nos alunos uma verdadeira consciência ambiental, fazendo com que eles se sintam parte ativa na proteção dos nossos ecossistemas. Foi emocionante ver como eles se conectaram com o tema e se tornaram mais conscientes do impacto que podem ter no mundo", afirmou a coordenadora pedagógica Silvia Amália Galavote.
Escola do Futuro
O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.
A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707