Escola Elvira Barros desenvolve projeto interdisciplinar sobre o SUS com estudantes do Ensino Fundamental

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvira Barros, localizada em Afonso Cláudio, realizou, entre os dias 8 e 16 de setembro, um projeto interdisciplinar com os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. A proposta uniu as disciplinas de Ciências e Matemática em uma coleta de dados sobre a utilização do Sistema Único de Saúde (SUS) pela comunidade local.
Durante a atividade, os alunos aplicaram entrevistas e questionários no distrito para compreender como a população faz uso dos serviços de saúde. Em Ciências, estudaram os princípios do SUS e sua importância como política pública. Já em Matemática, organizaram os dados coletados em tabelas e gráficos, possibilitando uma análise visual e mais aprofundada dos resultados.
De acordo com a professora responsável, Euzita Aparecida de Azeredo, o projeto aproximou teoria e prática: “A atividade proporcionou um olhar interdisciplinar, mostrando que o conhecimento científico e o raciocínio matemático caminham juntos para compreender problemas reais e refletir sobre soluções.”
Os estudantes também relataram aprendizados significativos. Um dos participantes destacou: “Eu gostei muito de fazer esse trabalho sobre o SUS porque aprendi coisas que eu não sabia, como o número de atendimentos que tem no nosso distrito. Também foi legal transformar os dados em tabelas e gráficos, porque deu pra ver de forma clara como o SUS é importante pra tanta gente.”
Segundo a equipe escolar, a iniciativa possibilitou aos alunos o desenvolvimento de habilidades de investigação, análise crítica e interpretação de informações, além de fortalecer a compreensão da saúde como um direito de todos e um dever do Estado.
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