09/12/2024 16h52

Escola em Atílio Vivácqua promove reflexão crítica sobre cultura e artes durante eletiva

Projeto teve como objetivo fomentar a apreciação crítica das artes e promover uma análise mais profunda sobre a construção da imagem pública de grandes ídolos.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Fernando de Abreu, localizada em Atílio Vivácqua, realizou, durante o ano letivo, a disciplina eletiva “Big Idols”, um projeto interdisciplinar que combinou música, teatro e cultura para estimular o senso crítico e a reflexão dos alunos sobre questões sociais e comportamentais presentes na vida de grandes ídolos musicais e artísticos.

Sob a orientação dos professores Adriana da Silva, Antonio Bento e Alexandra Aparecida Ghiotto Venturi, o projeto teve como objetivo fomentar a apreciação crítica das artes e promover uma análise mais profunda sobre a construção da imagem pública dessas figuras.

Ao longo da eletiva, os alunos participaram de debates e apresentações teatrais, explorando aspectos, como saúde mental, desigualdade e as pressões da fama, além de aplicar conhecimentos matemáticos de forma criativa, como na criação de cenários e ritmos musicais.

“A eletiva ‘Big Idols’ se destacou como uma oportunidade indispensável no processo de aprendizagem, ao integrar música, teatro e cultura de maneira envolvente e enriquecedora. Os alunos desenvolveram habilidades críticas e empáticas que serão essenciais para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”, destacou a professora Alexandra Venturi.

A abordagem interdisciplinar foi o grande diferencial da ação, utilizando a música e o teatro como ferramentas pedagógicas que tornaram o aprendizado dinâmico e colaborativo. Além disso, a integração da Matemática ao projeto reforçou a aplicabilidade prática dos conteúdos curriculares, enriquecendo ainda mais a experiência dos estudantes. Os resultados pedagógicos foram significativos, com os alunos desenvolvendo uma visão mais crítica sobre a cultura pop e as narrativas idealizadas apresentadas pela mídia.

A aluna Mariana de Albuquerque Coutinho destacou a importância da eletiva para o convívio e a expressão criativa: “Vivenciamos momentos nos quais compreendemos não só sobre música, dança e atuação, mas também aprendemos a conviver e respeitar as diferenças. A eletiva nos permitiu praticar oratória em Língua Portuguesa e Inglesa, além de explorar conceitos matemáticos”, disse a estudante.

Kailane de Oliveira Picoli também compartilhou sua experiência: “Depois de conhecer as histórias dos ídolos, comecei a entender que o sucesso que vemos nas mídias não conta toda a história. Essa experiência me ajudou a superar minha vergonha e me sinto mais preparada para os desafios do futuro.”

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-770

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI