17/05/2021 15h29

Escola Estadual em Cariacica promove debates sobre formação social, política e ética

O Centro Estadual de Ensino Fundamental em Tempo Integral (CEEFTI) Itagiba Escobar, localizado em Cariacica, traz em sua grade curricular, a disciplina eletiva “Tendências Assertivas”, a fim de aprofundar, ampliar e enriquecer os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A disciplina é um espaço de debates, discussões e reflexões de temas e assuntos relevantes à sociedade como um todo. Está focada nos temas integradores que compõem o Currículo do Espírito Santo e trazem questões que atravessam as experiências dos estudantes em seus contextos de vida, para além da dimensão cognitiva, dando conta da formação social, política e ética.

A eletiva vem atraindo cada vez mais a adesão de estudantes, que têm oportunidade de optar em qual disciplina participar. Por meio de live pelo Google Meet, estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental, todas as quintas-feiras, às 11 horas, acessam o link disponibilizados nos grupos de WhatsApp das turmas.

O professor Wanildo Menezes, um dos responsáveis pela disciplina desde a primeira edição, vê a eletiva como “um espaço privilegiado para desenvolver a oralidade dos adolescentes por meio de argumentos críticos e autônomos”. E o professor acrescenta: “é difícil terminar a aula, eles sempre querem mais. Percebo uma carência de espaço de fala e escuta.”

Entre os temas debatidos semanalmente estão:  igualdade de gênero, desigualdade social, situação indígena no Brasil, relações familiares, diversidade, dentre outros.

“A eletiva consegue fazer com que os estudantes, comecem a ter um olhar crítico sobre os variados temas”, afirmou aluno do 9º ano, Matheus Salles.

“A disciplina eletiva Tendências Assertivas tem se revelado como uma fonte inesgotável de debates. E o debate tem movimentado conhecimento. E o conhecimento tem gerado atitudes assertivas rumo à construção do Projeto de Vida, base de nossa escola”, disse o professor Wanildo Menezes.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata