21/04/2019 09h00 - Atualizado em 25/04/2019 09h26

Escola Estadual promove Feira de Ciências em parceria com Rede Municipal na Serra

Professores e alunos devem se preparar, pois o evento vai premiar os trabalhos apresentados pelos alunos.

Fomentar a pesquisa científica é o intuito da Escola Estadual Antônio José Peixoto Miguel, localizada na Serra. Este é o objetivo da “I Feira de Ciências: Gênios de Multigêneros”, que acontece em outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Professores e alunos devem se preparar, pois o evento vai envolver, também, escolas da rede municipal e vai premiar os trabalhos apresentados pelos alunos.

A mostra foi planejada como projeto e aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vai contar com cinco bolsas de Iniciação Científica Junior para premiar os alunos vencedores. Para a professora Cláudia Gimenes, o evento representa um momento ímpar de aproximação dos alunos da educação básica com a Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Com a iniciativa da nossa escola, teremos um trabalho colaborativo entre professores e alunos em prol da alfabetização científica e tecnológica, estimulando o protagonismo de meninas e meninos no desenvolvimento de trabalhos científicos”, disse.

De acordo com o diretor da unidade de ensino, Alexsandro Ferreira, a realização da ação será uma importante conquista. “Vamos sediar a Feira, isso é muito gratificante para nós, que estamos mobilizando toda equipe escolar a realizar um projeto de iniciação científica com nossos alunos”, disse.

Juntamente ao diretor, a iniciativa também conta com o envolvimento de quatro professores da Rede Pública Estadual, que são: Rafael Rodrigues de Oliveira, Cláudia Cristina Gimenes, Mara Cristina Paiva, Paulo Ricardo Rodrigues e Franciely Fiorani.

A Feira

A “I Feira de Ciências: Gênios e Multigêneros” vai receber e premiar trabalhos científicos desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas municipais e estaduais da Serra.

A premiação será feita por nível de ensino. Os três grupos vencedores de cada nível receberão medalhas e certificados de participação, além do troféu para os primeiros lugares. Os cinco alunos do projeto vencedor receberão bolsa de Iniciação Científica Junior do CNPq durante o ano de 2020 para dar continuidade aos trabalhos e realização da II Feira de Ciências durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Por determinação do CNPq, só serão contemplados alunos do Ensino Médio, mais especificamente dos primeiros e segundos anos.

As inscrições iniciam em agosto e serão divulgadas todas as informações no site da Sedu. Estão envolvidos nessa ação, a Sedu, o CNPq e a Secretaria Municipal de Educação da Serra com o apoio do Departamento de Inovação & Divulgação de Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Texto: Soraia Camata

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata