Escola na Serra promove ação do ‘Setembro Verde’ em defesa da inclusão da pessoa com deficiência
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Atividade envolveu famílias, profissionais da escola e o Apoie em dinâmicas, reflexões e palestras sobre acessibilidade e acolhimento.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Laranjeiras, localizada na Serra, realizou, neste mês de setembro, uma ação especial em alusão ao ‘Setembro Verde’, campanha dedicada à inclusão da pessoa com deficiência. A iniciativa buscou reforçar que a inclusão é um direito de todos e deve ser vivida dentro e fora da escola.
A programação contou com a participação de famílias, professores, equipe gestora e pedagógica, que se envolveram em dinâmicas, conversas, jogos pedagógicos e apresentações de materiais educativos. Como forma de simbolizar o compromisso coletivo com a causa, todos os profissionais da escola aderiram à ação vestindo verde.
A palestrante Angélica Rodrigues de Souza, representante do Apoie – Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar, contribuiu com reflexões sobre o papel do acolhimento e do envolvimento comunitário para a construção de uma escola mais inclusiva.
A professora Luzia da Silva, docente de estudantes com deficiência intelectual, destacou os resultados já alcançados: “O trabalho desenvolvido com os alunos tem sido muito gratificante. Já percebemos avanços pedagógicos e crescimento pessoal em cada estudante. A parceria com as famílias é fundamental e nos motiva a trabalhar com mais dedicação a cada dia.”
A comunidade escolar também ressaltou a importância do apoio oferecido. Para Luciene Dias, mãe de uma estudante da Escola, a atuação da equipe foi essencial: “O trabalho da professora Kézia tem sido essencial para o desenvolvimento da minha filha, especialmente na alfabetização, concentração e raciocínio lógico. É uma parceria muito importante entre escola e família.”
Para Angélica Rodrigues, do Apoie, a ação é um exemplo de construção coletiva: “A inclusão começa na família e deve se estender a todos os espaços sociais. O acolhimento e o envolvimento coletivo são essenciais para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva.”
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