03/06/2019 17h21 - Atualizado em 04/06/2019 16h20

Escolas da Rede Estadual promovem ações de encerramento ao Maio Amarelo

Após um mês recheado de ações de conscientização sobre a necessidade de redução de acidentes de trânsito, alunos das Escolas Estaduais Prof.ª Carolina Pichler, de Colatina e Liceu Muniz Freire, de Cachoeiro de Itapemirim, fecharam a programação com várias atividades na última semana.

Na Escola de Colatina, durante todo mês, os estudantes participaram de palestras de sobre a importância de dirigir com prudência. A unidade de ensino contou com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito de Colatina e, também, do Sistema S (Sest/ Senat).

A ação faz parte do projeto “Formando Jovens em Valores Humanos por uma Cultura de Paz”, idealizado pela pedagoga Maria Lúcia Vicentini Coslop, em parceria com os professores da escola. “Este é o segundo ano em que nós saímos às ruas da cidade em apoio à campanha. Os alunos recebem até certificado de participação, como forma de valorizá-los”, disse a pedagoga.

Escola Liceu Muniz Freire

A Escola Liceu Muniz Freire, de Cachoeiro de Itapemirim, também se engajou na causa do Maio Amarelo, realizando uma importante ação de conscientização para o trânsito seguro. A principal praça da Cidade foi ocupada pelos alunos e professores, com circuitos de demonstração de óculos simulador de embriaguez, exposição dos trabalhos acadêmicos realizados pelos estudantes e panfletagem.

A ação foi realizada pelos alunos da disciplina eletiva ‘#buzina - sua educação muda o trânsito’, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Secretaria Municipal de Trânsito, a Guarda Civil Municipal, Guarda Mirim e a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro.

Ao longo do trimestre, com o auxílio da PRF os alunos realizaram várias ações, entre elas a medição da velocidade na via principal próximo à escola, com um radar móvel. “Esta experiência foi muito gratificante para os estudantes. A eletiva traz para o contexto da sala de aula, o trânsito como um tema transversal, tão importante para a cidadania dos nossos jovens protagonistas”, disse a diretora da Escola Liceu, Mônica Borges de Melo.

Maio Amarelo

Ação internacional de conscientização, que tem o objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Informações à imprensa:
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata