Escola promove visita técnica em aldeia indígena
Objetivo da ação foi mostrar para estudantes a importância dos povos originários na formação da sociedade brasileira e no âmbito da cultura.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Cupertino, localizada no município de Afonso Cláudio, realizou, nessa segunda-feira (16), uma visita técnica à Aldeia Indígena de Piraqueaçu, localizada em Aracruz. O objetivo da ação foi mostrar para os estudantes a importância dos povos originários na formação da sociedade brasileira e no âmbito da cultura.
Durante a visita, os estudantes foram recebidos pelo Cacique Karai e, após a apresentação inicial, tiveram a oportunidade de realizar uma trilha dentro da mata onde introduziram as armadilhas feitas pelos povos da região para pegar caças utilizadas para a alimentação. Além disso, os alunos tiveram contato com a fauna e a flora da reserva indígena.
Em seguida, o cacique reuniu todos os estudantes para uma roda de conversa, em que expôs os costumes e as crenças dos povos originários, incluindo como são realizados os casamentos e as apresentações culturais, com músicas cantadas na língua Guarani.
“Observei, durante o passeio, que a atividade foi extremamente proveitosa, nos ajudando a esclarecer muitas das nossas dúvidas sobre os conteúdos ensinados em sala de aula relacionados aos povos originários”, disse o estudante Kaike Carvalho de Almeida, da 2ª série do Ensino Médio.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707
Sugestões de pauta:
Enviar para o e-mail pauta@sedu.es.gov.br