Escola Washington Pinheiro Meirelles promove exposição artística com foco no protagonismo estudantil
O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Washington Pinheiro Meirelles, localizado em Itapemirim, realizou, nos dias 16 e 17 de outubro, a Exposição “Ecos Visuais”, uma iniciativa que destacou o protagonismo estudantil e a importância da arte como ferramenta de aprendizagem. O evento foi conduzido pelo professor Renan Bastos Amaral, responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE), e contou com a participação ativa da estudante Juliana Betini Santanna, da 1ª série do Ensino Médio Integral, autora das obras expostas.
Durante a mostra, a estudante compartilhou suas criações e trajetória artística, inspirando os colegas e demonstrando autonomia e sensibilidade em cada etapa do processo. Os colegas tiveram a oportunidade de interagir com as obras por meio de atividades práticas, como a elaboração de croquis, a atribuição de nomes às pinturas e a criação de telas autorais.
Essas experiências possibilitaram o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e do pensamento crítico, além de fortalecerem habilidades como atenção, percepção visual e interpretação. A ação também promoveu o respeito à diversidade e incentivou o diálogo e a cooperação entre os participantes.
“A Exposição Ecos Visuais foi uma oportunidade incrível de valorizar o protagonismo estudantil e de aproximar os estudantes da experiência artística de forma significativa. Observar o desenvolvimento da criatividade, da autonomia e da expressão pessoal durante as atividades mostrou como a arte pode ser um poderoso instrumento de aprendizagem e crescimento emocional. É gratificante ver os estudantes participando ativamente, respeitando a diversidade e fortalecendo habilidades essenciais para a vida escolar e pessoal, disse o professor Renan Bastos Amaral.
Para Juliana Betini Santanna, autora das obras apresentadas, o momento foi uma oportunidade de crescimento e reconhecimento. “Fiquei muito feliz em poder mostrar o que eu gosto de fazer e contar um pouco da minha história. A arte me ajuda a expressar meus sentimentos e a acreditar mais em mim. Ver meus colegas participando e apreciando minhas pinturas foi uma experiência emocionante e importante para o meu crescimento”, compartilhou.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707