Escolas compartilham experiências das APNPs sem mediação tecnológica
A ação faz parte de uma série de webconferências realizadas pela Sedu, por meio da equipe da Sedu Digital.
Em continuidade aos webinários sobre as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), nesta sexta-feira (24), foi realizada a quarta live, na ocasião, com o tema “experiências off-line – parte 2”. A ação faz parte de uma série de webconferências realizadas pela Secretaria da Educação (Sedu), por meio da equipe da Sedu Digital.
Participaram da web o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, e três profissionais da Rede Estadual: o diretor Gederson Vargas Dazilio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Giestas, de Afonso Cláudio; a pedagoga Graziella Gonçalves, da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Córrego do Cedro, em área de assentamento do município de Conceição da Barra; a professora Edicleia Feliz Ferreira, da (EEEF) Córrego Patioba, de Sooretama.
O secretário ressaltou a importância de compartilhar as experiências das APNPs nos modos on-line e off-line. “Já tivemos duas webs com escolas que dividiram conosco as experiências exitosas com o uso de tecnologia, e agora estamos dando voz às escolas que precisaram optar pela mediação off-line”.
O diretor Gederson Dazilio falou sobre as estratégias iniciais das atividades sem mediação tecnológica, devido ao fato de a escola ser localizada em Vila Pontões, interior de Afonso Cláudio, como a falta da transmissão da TV aberta, torre de telefonia com baixo alcance e, consequentemente, sem acesso à internet. O relevo acidentado e a época da colheita do café também foram fatores que dificultaram.
“Por conta das peculiaridades da nossa comunidade, inicialmente, traçamos algumas estratégias. Toda segunda-feira, os professores ficam de plantão na escola para que os pais possam buscar as atividades. Muitos pais, por ser período da colheita do café, não podem ir durante o dia. Então, os profissionais dedicados da Escola José Giestas levam as atividades para suas casas e os pais vão até eles buscarem, no momento oportuno”, disse Gederson Dazilio.
Reuniões de alinhamento, mediação de conhecimento e validação das APNPs impressas são realizadas semanalmente pelos professores, pedagogos e demais profissionais da unidade escolar.
Aproximadamente 400 pessoas acompanharam a web. O vídeo, com as duas outras experiências, pode ser assistido no canal da Sedu no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCrhGi-4uMzAnpC0Bv8ELebQ.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br