08/03/2023 17h51

Escolas da Rede Estadual promovem palestra no Dia Internacional das Mulheres

As palestrantes apresentaram dados da violência doméstica e ressaltaram mulheres que foram de grande representatividade ao longo da história.

As Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan e Jesus Cristo Rei, localizadas no município de Cariacica, realizaram palestra com o tema “Autonomia e Independência Financeira no Resguardo da Dignidade Feminina”, por meio do projeto Momento Diálogos. A ação foi realizada em celebração ao Dia Internacional da Mulher, lembrado nesta quarta-feira (08). O objetivo, além de homenagear as mulheres, também foi promover, nos estudantes, flexões acerca de questões femininas e feministas.

Para a condução da reflexão, as unidades escolares receberam as palestrantes Adriana Camponez (Policial Prisional) e Lorena Daleprane (Cabo da PMES), que durante a palestra suscitaram reflexões acerca da distinção entre autonomia e independência financeira, a relevância da independência financeira na redução da violência doméstica e na legitimação do exercício da autonomia.

As palestrantes apresentaram dados da violência doméstica e ressaltaram mulheres que tiveram grande representatividade ao longo da história, para que a dignidade da mulher fosse restituída, por meio do acesso a direitos e garantias por meio da legislação.

O professor José Paulo Nascimento, responsável pelo projeto Momento Diálogos, ressaltou a importância da promoção de momentos de reflexão acerca de diversas temáticas. “Precisamos conscientizar nossos alunos acerca do assunto e, ao mesmo tempo, dar ciência de que questões que ferem a dignidade humana não podem ser naturalizadas, e elucidar que, diante de um evento de violência doméstica, precisamos ter sororidade com a vítima, por meio de denúncia”, disse José Paulo Nascimento.

Texto: Thiago Mozzer

Mirela Marcarini/ Soraia Camata