17/05/2019 13h19

Escolas da Rede Estadual realizam ‘Conselho de Classe’ nesta sexta-feira (17)

O diferencial deste ano é que a atividade vai contar com a participação de toda a comunidade escolar.

Nesta sexta-feira (17), as escolas da Rede Estadual estão em um importante momento de gestão pedagógica com foco na melhoria da aprendizagem: trata-se do “Conselho de Classe”, previsto no Calendário Escolar. A comunidade escolar se reúne para refletir, avaliar e dar encaminhamentos nas decisões de ações para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes.

Este ano, a atividade conta com um diferencial: a participação dos estudantes. Esta estratégia segue o eixo defendido pelo secretário Vitor de Angelo, na atual gestão da Secretaria de Estado da Educação (Sedu). O objetivo é buscar uma rede dialogada e focada em diminuir as desigualdades, visando à melhoria dos resultados da aprendizagem.

A subsecretária da Educação Básica, Angela Cavati, comemorou a aceitação do novo formato pela Rede Estadual. “A nossa nova proposta foi muito bem aderida pelas escolas, Superintendências, a Rede como um todo. Inclusive, estamos fazendo o acompanhamento dos conselhos in loco, e pudemos confirmar efetivamente a aplicação da metodologia”, disse a subsecretária.

O diretor da Escola Maria de Lourdes Poyares Labuto, em Cariacica, Edilson Trancoso Ferreira, elogiou o novo formato do conselho. “Parabéns pelo planejamento dessa metodologia do conselho participativo. Está sendo motivador e fazendo a diferença”, afirmou.

O Conselho de Classe tem três principais objetivos: analisar o desenvolvimento dos estudantes e as práticas pedagógicas realizadas durante o trimestre; dialogar sobre potencialidades, fragilidades e desafios do processo de ensino e de aprendizagem; e propor alternativas de superação das fragilidades e dos desafios do ensino e da aprendizagem.

A subgerente de Desenvolvimento Curricular do Ensino Médio, Rafaela Possato, explicou a nova metodologia: “Se falamos de ensino aprendizagem, estamos nos referindo ao professor, que ensina, e aos alunos, que estão ali para aprender. Então é mais que justo inserirmos os estudantes nesse processo, isso faz parte do protagonismo juvenil. Além da gestão, equipe pedagógica e professores, estão entre os integrantes do Conselho os líderes de turma, que levam as opiniões e as visões dos demais alunos.”

Estão envolvidos no Conselho o diretor, o pedagogo, o coordenador pedagógico, o coordenador escolar, o professor coordenador de área, o professor coordenador de curso, o professor regular, o professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e demais servidores que o gestor considerar importantes; além de estudante (líder de turma) e família.

Conselho de Classe Participativo

O novo Conselho de Classe implantado nas escolas da Rede Estadual conta, agora, com o Pré-Conselho, que foi realizado de 02 a 16 de maio; o Conselho e o Pós-Conselho.

A subgerente também explicou por que implantar o pré-conselho. “Esse momento foi preparado com a finalidade de já estabelecer ideias para a data de hoje, que é efetivamente a reunião entre os integrantes do conselho, que foi dividido em três etapas: estudante, professor e equipe gestora”, explicou.

Na etapa dos estudantes, são promovidos os diálogos e reuniões entre alunos, pedagogos, professores, coordenadores de área e gestores. Na etapa do professor, acontecem as análises da aprendizagem dos alunos, juntamente com a equipe pedagógica e, por fim, a equipe gestora faz o levantamento prévio de dados de todo primeiro trimestre.

O pós-conselho, que será entre 20 a 31 de maio, referente ao primeiro trimestre, é o período em que serão tomadas as decisões com relação ao que foi apresentado no conselho de classe, como, por exemplo, a recuperação da aprendizagem dos estudantes.

“A turma em que foi observado maior dificuldade de aprendizagem, será aplicada a estratégia para que o problema seja resolvido”, exemplificou a subsecretária Angela Cavati.

Os materiais que subsidiam o Conselho de Classe são: Regimento Comum das Escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo; Portaria Nº 097-R, de 16/08/2017 que estabelece diretrizes para a organização do Conselho de Líderes de Turma; Portaria Nº 065-R, de 31/05/2017 que se refere às modalidades de recuperação e ajustamentos pedagógicos; Portaria Nº 43-R, de 09/04/19 que altera o protocolo de Monitoramento da frequência escolar (Termo de Compromisso da Família); Portaria Nº 020-R, de 26/01/18 que estabelece procedimentos sobre as Aulas Dadas e Portaria N 021-R, de 26/01/18 que institui o Diário de Classe Digital.

Os próximos Conselhos de Classe serão realizados em 02 de setembro, referente ao segundo trimestre; e 13 de dezembro, referente ao terceiro trimestre, previsto no Calendário Escolar da Rede Estadual 2019.

Texto: Soraia Camata

Informações à imprensa: