19/12/2025 10h30 - Atualizado em 19/12/2025 10h31

Escolas da Rede participam do Projeto Ciência Cidadã na Bacia do Rio Doce

Estudantes de duas escolas estaduais de Linhares participaram do Projeto Ciência Cidadã na Bacia do Rio Doce, iniciativa pedagógica que fortalece a educação científica, a participação social e o desenvolvimento sustentável. A ação envolveu alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Antoniete Banhos Fernandes e da EEEFM Vila Regência, promovendo atividades integradas ao currículo escolar e conectadas aos territórios onde as comunidades estão inseridas.

O Projeto Ciência Cidadã na Bacia do Rio Doce é uma parceria entre a UNESCO no Brasil e a Fundação Renova (em liquidação), com foco na construção do diálogo e da cultura de paz voltados ao desenvolvimento sustentável na região da bacia. A proposta buscou promover a ciência cidadã por meio do engajamento dos estudantes no monitoramento participativo da água e da biodiversidade, articulando conteúdos das áreas de Ciências, Biologia, Geografia e Educação Ambiental, além de valorizar os saberes locais.

Na EEEFM Professora Antoniete Banhos Fernandes, 90 estudantes do Ensino Médio desenvolveram atividades de monitoramento da qualidade da água da Lagoa do Interlagos. As ações incluíram análises da água, observação de macrófitas aquáticas e levantamento de aves do entorno, possibilitando aos alunos aplicar, na prática, os conhecimentos trabalhados em sala de aula e compreender as relações entre o ambiente natural e as atividades humanas.

Já na EEEFM Vila Regência, 135 estudantes do Ensino Fundamental participaram de ações voltadas à identificação de ecossistemas do bioma Mata Atlântica presentes no território. Os alunos catalogaram a fauna e a flora locais e registraram conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade da região, ampliando a compreensão sobre a importância da conservação ambiental e do patrimônio natural do município.

Durante o desenvolvimento dos projetos, os estudantes realizaram pesquisas de campo, observações sistemáticas, registros e análises ambientais, utilizando metodologias investigativas e participativas. As atividades buscaram promover uma aprendizagem interdisciplinar, significativa e contextualizada, estimulando o protagonismo estudantil, a investigação científica e a relação entre teoria e prática.

A gerente de Currículo da Educação Básica, Aleide Cristina de Camargo, destacou que como resultado, a iniciativa contribuiu para o desenvolvimento de aprendizagens científicas, ambientais e socioemocionais, além de fortalecer

valores como responsabilidade socioambiental, cooperação, ética e respeito aos saberes locais. Ainda segundo a gerente, também promoveu maior engajamento dos estudantes, fortalecimento da autonomia, senso de pertencimento ao território e ampliação da consciência crítica sobre a sustentabilidade.

“A participação das escolas estaduais no Projeto Ciência Cidadã na Bacia do Rio Doce reafirma o compromisso da Secretaria da Educação com uma educação de qualidade, integral e contextualizada, evidenciando o papel da escola pública na promoção de experiências educativas que articulam conhecimento científico, valorização dos territórios, sustentabilidade e cidadania”, frisou a gerente.

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