30/11/2023 15h19 - Atualizado em 30/11/2023 15h28

Escolas da Rede promovem ações sobre o Dia da Consciência Negra

Objetivo foi inspirar os estudantes a combater o racismo, destacando as diversidades étnicas e a importância da convivência pacífica entre os povos.

As Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Aristóbulo Barbosa Leão, localizada no município da Serra, e a EEEFM José Cupertino, situada em Afonso Cláudio, promoveram, ao longo dessa semana, atividades em celebração ao Dia da Consciência Negra, que acontece anualmente em 20 de novembro. O objetivo das ações foi inspirar os estudantes a combater o racismo, destacando as diversidades étnicas e a importância da convivência pacífica entre os povos.

Durante a execução do projeto da Escola Aristóbulo Barbosa Leão, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa para discutir os livros “O que é racismo”, de Joel Rufino dos Santos, e “Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro, que abordam a temática do racismo. A leitura foi conduzida de forma coletiva, permitindo que cada aluno lesse em voz alta um trecho do livro e, em seguida, passasse a vez da leitura para o colega ao lado, enquanto os demais acompanhavam com o livro em mãos.

“Como vivemos numa sociedade marcadamente racista e preconceituosa, que muitas vezes geram conflitos, o estudo sobre racismo se faz importante para que os estudantes conheçam a cultura Afro-brasileira e sua história ao longo do tempo até os dias atuais”, disse a pedagoga Salete Maria Hespanha.

Paralelamente, a Escola José Cupertino realizou um evento que contou com uma roda de conversa entre convidados da comunidade escolar, além de apresentações culturais, roda de capoeira, dança típica maculelê e um desfile com os estudantes negros.

“O evento foi importante para os alunos se engajarem nas atividades de valorização da negritude, mostrando suas raízes com orgulho e sem ter vergonha de mostrar a cor da pele e exibir os cabelos crespos”, disse a professora de Artes Joelva Nascimento.

Texto: Thiago Mozzer

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