21/06/2023 13h36

Escolas de Afonso Cláudio promovem ‘Mostra Cientifica de Química’

A realização de experimentos científicos na prática contribui de forma positiva no aprendizado dos alunos.

 

Com o intuito de consolidar os componentes curriculares da área de Ciências da Natureza e explorar estratégias para ampliar a motivação dos alunos na disciplina de Química, as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Giestas, José Roberto Christo. Maria de Abreu Alvim e a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mata Fria, todas localizadas no município de Afonso Cláudio, realizaram, na última sexta-feira (16), uma “Mostra Cientifica Interescolar de Química”.

O professor de Química responsável pela iniciativa, Braz Lopes, enfatizou que a realização de experimentos científicos na prática contribui de maneira positiva para a aprendizagem dos alunos. Segundo ele, o objetivo é ajudar os alunos a entenderem a Química de forma contextualizada, pois quando decoram, tendem a esquecer e quando compreendem, lembram-se do que aprenderam durante as aulas.

O docente explicou que essa ação é o resultado de vários outros projetos desenvolvidos em cada uma das escolas. Um exemplo mencionado por ele é a aquisição de um pHmetro digital pela EEEFM José Roberto Christo, um dispositivo capaz de realizar diversas análises, incluindo amostras de água e solo para agricultura.

Além disso, a EEEFM Abreu Alvim promoveu uma visita técnica a uma indústria de produção de água mineral, permitindo que os alunos compreendessem os parâmetros químicos, físicos e microbiológicos relacionados à potabilidade da água para consumo humano.

"Nosso objetivo é despertar o interesse em aprender, promovendo o desenvolvimento do protagonismo estudantil e incentivando os professores a adotarem metodologias mais atrativas, tornando o processo de ensino-aprendizagem menos cansativo e mais produtivo", pontuou o professor.

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI