31/08/2023 15h52

Escolas de Tempo Integral realizam 1ª Missão do Projeto Geração Protagonista

As escolas participantes do Projeto Geração Protagonista realizaram a 1ª Missão Protagonista, entre os dias 27 de julho e 15 de agosto. Essa ação foi inspirada nas atividades e reflexões do 1º encontro on-line do projeto, que foi realizado no dia 11 de julho, em que foi desenvolvido o tema “Despertando o Protagonismo”.

Foi proposta uma questão disparadora e os estudantes representantes refletiram com os demais estudantes de cada escola “Em quais ocasiões eu sou protagonista?”. Houve uma grande participação nas escolas envolvidas e, como produto dessas reflexões e diálogos, as escolas entregaram um mural ou painel com postites feitos em uma grande diversidade de formas artísticas e com muita criatividade. Ao finalizarem, as escolas receberam cards de redes sociais para compartilharem a missão cumprida.

A liderança da missão com os demais estudantes ficou a cargo de dois estudantes protagonistas representantes de cada escola. Essa primeira missão foi encaminhada pela equipe coordenadora e mobilizadora do projeto, na Assessoria Especial de Educação em Tempo Integral, da Secretaria da Educação (Sedu), e nas Superintendências Regionais de Educação (SRE’s), por meio de equipes técnicas e estudantes egressos das escolas de tempo integral selecionados para apoiar as ações do projeto.

2º Encontro síncrono on-line com o tema “Acolhimento Diário”

No dia 22 de agosto, o grupo Geração Protagonista avançou para uma nova fase com a realização do 2º encontro on-line, com o tema “Acolhimento Diário”. Esse momento reuniu mais de 300 estudantes, que representaram as escolas de Educação em Tempo Integral do Espírito Santo, mediados pelos egressos da rede e pelos pontos focais das Superintendências Regionais de Educação (SRE’s) e pela coordenação do evento na Sedu e nas instituições parceiras.

Além de um acolhimento especial, dinâmicas de integração e uma palestra sobre Acolhimento Diário, com o consultor do Instituto Natura, Romário Farias, um momento importante do encontro foi uma roda de conversa sobre a realização da 1ª Missão com os estudantes presentes.

“Quando a gente ofereceu a ideia, eles gostaram muito e também fizemos com os líderes de turma para eles poderem repassar essa formação para turma. Entregamos os postites na mão de cada um deles e todos eles abraçaram super. Ficou muito bom, muito bonito. Gostei muito de todos os murais, de todas as escolas. Fico feliz que todos puderam interagir”, disse o aluno Calebe Armani Tetzner, representante do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Professora Escola Maria Penedo, de Cariacica.

O encontro foi finalizado com a apresentação da 2ª Missão que a coordenação do projeto e os mediadores propuseram para os estudantes, que deverá ser cumprida até o dia 12 de setembro de 2023. O desafio é planejar e realizar Acolhimentos Diários Temáticos nas escolas, envolvendo os demais estudantes e fortalecendo os vínculos e a oportunidade de aprender nas rotinas escolares.

Programação em 2023

Após a ação de engajamento presencial nos polos das SRE’s, o Projeto Geração Protagonista segue com encontros on-line síncronos e, a cada tema trabalhado, é lançada uma missão para que os representantes do projeto desenvolvam com os demais estudantes das escolas de Tempo Integral.

Os próximos encontros seguirão com eventos a cada mês, ao longo do ano. Em setembro, o tema desenvolvido será “Bem-estar e Saúde Emocional”; em outubro, a “Comunicação Não-Violenta”; e, em novembro, além do encontro on-line sobre “Educação Midiática, Respeito e Empatia”, será realizada uma culminância presencial para fechar o projeto neste ano.

Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br