31/08/2020 12h54

Escolas de Tempo Integral realizam ‘Jornada de Planejamento Pedagógico Integrada’

Durante evento on-line, cada professor contribuiu destacando as habilidades com as ferramentas que cada um domina.

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Senador Dirceu Cardoso, localizado em Muqui, e o Centro Estadual de Ensino Fundamental em Tempo Integral (CEEFTI) Presidente Castelo Branco, localizado em Cariacica, realizaram uma “Jornada de Planejamento Pedagógico Integrada”, via Google Meet, sobre as ferramentas tecnológicas que contribuem para a interação entre professores e estudantes e que dinamizam as atividades e as aulas remotas, desenvolvidas por meio do programa EscoLAR.

Cada professor contribuiu ensinando para os demais as habilidades com a ferramentas que domina. A professora Priscila Binott falou sobre as redes sociais e pontuou como elas contribuem para comunicação, em tempo real, entre escola, alunos e toda a comunidade, destacando, por exemplo, o uso do Instagram, Facebook e Youtube. “Como dica para o planejamento, pontuo a importância de a escola definir responsáveis pelas postagens, porém toda equipe deve fazer parte desse movimento e, também, a importância de ter postagens toda semana envolvendo os estudantes com vídeos, enquetes, cartazes de ações pedagógicas, cartazes motivacionais, entre outras possibilidades”, disse Priscila Binot.

A professora Juliana Cabral demonstrou como utilizar o aplicativo Canva para construir cartazes pedagógicos, mostrando o passo a passo da edição. Já o professor Pedro Maraglia contribuiu com sua experiência com o aplicativo Kahoot, ensinando como criar quiz interativos para as atividades e momentos de aulas com os estudantes.

Os professores Claudiovani Souza e Monique Brito compartilharam suas experiências com o uso de formulário interativo e gamificação com estratégias de criação de desafios e jogos relacionados aos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir do Google Forms, envolvendo o lúdico e despertando a curiosidade dos estudantes e a motivação para finalizar as atividades propostas.

O professor Vitor Anequim destacou ferramentas como o Google Classroom, Google Drive, Google Docs, G-mail, gamificação, Google Desenhos – exemplo de como criar mapas mentais), Google Jamboard (como criar atividades de embaralhar palavra –, Google Podcast, e destacou: “todas essas ferramentas estão disponíveis pelo programa Escolar”.

“Agradecemos imensamente a diretora Renata Guimarães e a equipe do CEEFMTI Senador Dirceu Cardoso pela parceria e por terem compartilhado experiências positivas com o uso de ferramentas tecnológicas. Foi um momento rico de aprendizagem e força. Vamos continuar estreitando distâncias e superando desafios”, afirmou a diretora do CEEFTI Presidente Castelo Branco, Kelly Lucas Silva.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043