17/05/2021 14h58

Escolas em Tempo Integral promovem o ‘I Fórum de Protagonismo da Superintendência Regional de Cariacica’

Escolas que ofertam a Educação em Tempo Integral promoveram o “I Fórum de Protagonismo da Superintendência Regional de Cariacica”, visando a fomentar o Protagonismo Juvenil e o envolvimento dos estudantes acolhedores, líderes de turma, diretoras e ex-estudantes que atuaram como protagonistas em suas escolas.

As unidades que articularam a ação foram o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Professor José Leão Nunes, (CEEFMTI) Professora Maria Penedo, (CEEFT) Itagiba Escobar, (CEEFTI) Presidente Castelo Branco, localizadas no município de Cariacica, e o CEEFMTI Ewerton Montenegro Guimarães, localizado em Viana.

O objetivo do Fórum foi promover um espaço de diálogo entre estudantes, no qual pudessem ser apresentadas estratégias para desenvolvimento de ações cotidianas, principalmente no período de aulas remotas, em torno das metodologias desenvolvidas nas escolas: Acolhimento, Clubes de Protagonismo, Liderança de Turma, entre outras ações de protagonismo. As estratégias foram apresentadas em uma live transmitida na última quarta-feira (12), pelo YouTube. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=CcvLELDq7KY.

“O evento reuniu jovens de diferentes escolas para, juntos, pensarem soluções frente aos desafios impostos pela pandemia. Foi uma maneira de interagirem entre si e ampliarem os espaços de discussões, utilizando recursos tecnológicos. Enquanto gestores, nos sentimos fortalecidos porque nossos estudantes continuem sendo protagonistas, apesar da realidade adversa. Gratidão, aprendizado e expectativas positivas são palavras que definem a troca de experiências mobilizadas nesse encontro”, disse Fátima Patrícia Pereira do Rosário, diretora do CEEFMTI Ewerton Montenegro Guimarães.

Para o estudante do 8º ano Gabriel Raphael Vieira Onofre Barcelos, realizar o Fórum foi uma ótima ideia das escolas. “Foi uma troca de ideias em meio a essa pandemia, em que pudemos dialogar e reunir ideias para a construção de um lugar melhor, que, no caso, é a escola. Reunimos ideias, colocamos em prática sermos protagonista e fazermos aquilo que é correto. Creio que conseguiremos ir muito longe, disse Barcelos.

A aluna do 6º ano Amanda da Silva Siqueira, que é líder de turma, disse ter aprendido muito. “O I Fórum de Protagonismo foi muito legal. Logo vi que era uma reunião importante para todos os estudantes. Eu sou líder de turma, sou novata e aprendi muito com as sugestões no Fórum. Foi tudo muito bem explicado. Estou com várias ideias para contribuir com o protagonismo na escola”, comentou Amanda Siqueira.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata