06/12/2019 16h26

Cultura brasileira é tema de atividades nas escolas da Rede Estadual

A Escola Padre Manoel da Nóbrega, no município de Montanha, por exemplo, promoveu um sarau com o tema “Brasil e África: um elo cultural”.

Para evidenciar a cultura brasileira, as escolas da Rede Estadual utilizam o tema durante aulas nas áreas de conhecimento para o ensino e aprendizagem dos estudantes. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Padre Manoel da Nóbrega, de Montanha, por exemplo, realizou um sarau com o tema “Brasil e África: um elo cultural”.

A atividade foi a conclusão de todo o trabalho desenvolvido pela professora Jeande Jesus dos Santos, na disciplina de Geografia, durante o ano letivo. O objetivo foi promover e valorizar a cultura afro-brasileira, reconhecendo a sua presença de forma positiva nos diversos segmentos da sociedade. A ideia foi dar ênfase a uma nova reflexão sobre a identidade racial numa escala nacional e local a partir da concepção da política de reparação, reconhecimento e de valorização de todos os aspectos que envolvam a cultura africana e afro-brasileira.

A professora usou como referência as análises das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. “Nós, como educadores, temos um compromisso, não só por nossas próprias vidas e crescimento interior, como também pelas pessoas que estamos formando. Por isso, está incluído na proposta curricular de nossa escola”, disse.

Mostra Cultural

No dia 27 de novembro foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) “Manoel Paschoal de Oliveira”, de Cariacica, uma “Mostra Cultural” que reuniu a comunidade escolar e local. Entre as atividades apresentadas pelos alunos, o público pode assistir a uma roda de capoeira, danças e painéis com os temas valorização da cultura indígena e consciência negra, além de ressaltar a preservação do meio ambiente entre os povos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI