11/11/2019 13h18 - Atualizado em 11/11/2019 13h21

Escritório Local de Processo e Inovação promove melhorias nos processos de trabalho na Sedu

O objetivo de investir em gestão de processos é otimizar recursos, reduzir gastos e melhorar os serviços prestados.

A Secretaria da Educação (Sedu) passou a contar com uma nova área da organização, o Escritório Local de Processo e Inovação (ELPI), vinculado ao Subsecretário de Administração e Finanças, Josivaldo Barreto de Andrade. A missão é administrar, dar suporte e fomentar iniciativas de Business Process Modeling (BPM), além de atuar como agente de mudança na estrutura organizacional.

Segundo Josivaldo, o objetivo de investir em gestão de processos é otimizar recursos, reduzir gastos e melhorar os serviços prestados. “Consideramos a necessidade de agir localmente para difundir práticas inovadoras de gestão pública que se alinhem às necessidades dos cidadãos”, disse o subsecretário.

Dentre as principais atribuições do ELPI, destacam-se: Apoiar a implantação do e-Docs e atuar como multiplicador na disseminação do uso e auxílio assistido aos servidores; Apoiar os donos de processos no mapeamento, redesenho, supervisão e monitoramento dos resultados; Promover, divulgar e disseminar conhecimentos e resultados relacionados ao BPM; Contribuir para a transformação de processos, por meio de debates, oficinas, meetups e outros meios que possibilitem o compartilhamento de conhecimentos e aprendizado coletivo, estimulando a cultura de inovação e empreendedorismo na gestão; Criar soluções inovadoras para desafios específicos, com estudos e métodos para promover transformações reais nos processos de trabalho e entregas à sociedade; Articular esforços e estimular a formação de parcerias para a potencialização das iniciativas de inovação na gestão; Consolidar e divulgar os resultados provenientes de suas atividades, bem como dos projetos desenvolvidos.

Na Sedu, a coordenadora do Escritório, Cynthia de Carvalho, ressaltou que o programa tem dois pilares, “um deles é apoiar a gestão, com relação a fluxos e otimização de processos, e o outro é na parte de inovação, em que nós vamos trabalhar algumas ferramentas de tecnologia, vamos fazer algumas oficinas, tudo isso vai ser fundamental para que tenhamos uma gestão mais ágil”, disse. Além da coordenadora, o ELPI conta com cinco trainees e mais quatro servidores da Secretaria.

Confira a PORTARIA

Mais informações no telefone (27) 3636-7766.

Texto: Soraia Camata

Informações à imprensa: