17/09/2020 13h08

Espírito Santo é o estado que mais cresce em relação à meta do Ideb

Com nota 4,6 o Estado conquistou 98% da meta, superando 2017, com 93%.

O Espírito Santo conquistou 98% da meta estabelecida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um resultado maior que em 2017, quando havia alcançado 93%. Isso significa que o Estado sobe na avaliação da Educação Básica e é o que mais cresce em relação à meta do Ideb. A Rede Pública Estadual conquistou a marca de 4,6 neste ano, chegando ainda mais próximo da meta que era 4,7. Na evolução total, em todo o território estadual, incluindo redes municipais, estadual e privada, a nota alcançada pela educação capixaba foi de 4,8.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou o resultado da avaliação reflete o trabalho iniciado em 2019. “De fevereiro a outubro de 2019 desenvolvemos um trabalho muito intenso de todas as equipes para fazer esta entrega. Há desafios, mas mostramos que todo o movimento feito pela Rede Estadual nos trouxe conquistas significativas na Educação Básica”, pontuou.

O trabalho que favoreceu o destaque alcançado pelo Espírito Santo no Ideb, mencionado pelo secretário, contempla ações que tiveram como premissa a qualidade com equidade na Rede Pública Estadual. Dentre elas está a reestruturação e o fortalecimento do Sistema de Monitoramento, o Programa de Reforço nas disciplinas de Português e Matemática e os recursos destinados para investimentos nas escolas, que englobam mais de R$ 64 milhões.

Idebes

Outro parâmetro que mostra o rendimento positivo da educação pública capixaba foram os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Espírito Santo (Idebes) 2019, divulgados pelo Governo do Estado no início de 2020. Os dados mostraram que os indicadores do Ensino Médio no Estado avançaram em relação ao ano anterior. Em 2018, o indicador capixaba foi de 4,10 e, em 2019, o índice subiu para 4,42, o melhor dos últimos quatro anos. O Idebes indica o nível da qualidade da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio capixaba.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne em um só indicador os resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043