21/03/2025 10h14

Estudante de Santa Maria de Jetibá representa município na 1ª Conferência Estadual de Meio Ambiente

Eliana Muller, aluna do curso técnico em Agronegócio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Graça Aranha, localizada na cidade de Santa Maria de Jetibá, representou, no último sábado (15), o município durante a 1ª Conferência Estadual de Meio Ambiente. O encontro, realizado no Campus Cariacica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), reuniu estudantes, pesquisadores e especialistas engajados na busca por soluções sustentáveis para os desafios ambientais contemporâneos.

De acordo com a coordenadora do curso técnico em Agronegócio, Luciene Laurett, a participação da jovem na convenção foi resultado de uma trajetória de envolvimento e protagonismo na área ambiental: “Antes disso, a estudante já havia marcado presença na I Conferência Municipal de Meio Ambiente, realizada no dia 14 de fevereiro. No evento, seu desempenho e comprometimento renderam-lhe a eleição como delegada, credenciando-a a representar o município na fase estadual.”

Repetindo seu esforço e dedicação, conquistou, na etapa estadual, a posição de suplente, garantindo, assim, a possibilidade de participação na etapa nacional como representante da sociedade civil. "A experiência adquirida proporciona um crescimento imensurável, tanto pessoal quanto profissional", afirmou a servidora.

Luciene Laurett destacou que a escola busca incentivar a educação ambiental e a participação ativa de seus alunos em iniciativas voltadas à sustentabilidade, como a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente: “O engajamento em conferências, debates e projetos reforça o compromisso da instituição em formar cidadãos críticos e conscientes do papel transformador da educação ambiental para a construção de um futuro mais sustentável.”

VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA)

Com o tema "Vamos cuidar do Brasil com educação e justiça climática", a CNIJMA se estabelece como um espaço de reflexão, aprendizado e protagonismo juvenil. Escolas das Redes Municipais e Estadual têm até o dia 12 de maio para preencher formulário digital (Confira AQUI e documento) para garantir a participação na fase local e até dia 30 de maio para nacional, por meio do site do Ministério da Educação (MEC) (Clique AQUI e acesse).

Destinada a estudantes do Ensino Fundamental, dos anos finais, com idades entre 11 e 14 anos, o encontro busca estimular a criação de soluções sustentáveis para os desafios ambientais locais e globais, fortalecendo o papel dos jovens na construção de um futuro mais equilibrado e justo.

As unidades escolares interessadas em participar deverão realizar conferências internas para debater e desenvolver propostas inovadoras. Essas discussões culminarão na Conferência Estadual, que acontece de 24 a 26 de junho, quando os estudantes terão a oportunidade de apresentar seus projetos e trocar experiências com colegas de diferentes municípios.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez
iclsmiguez@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly
dahfialho@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI