Estudantes da EJA de Guarapari interagem com a Química de forma diferente

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual de Ensino Médio Leandro Escobar, em Guarapari, tiveram a oportunidade de realizar simulações interativas que auxiliaram na compreensão de conceitos químicos abstratos.
Para isso, foi utilizada uma plataforma especializada, que permitiu aos estudantes visualizar a conservação dos átomos em reações químicas, por exemplo. Com isso, os conceitos apresentados em textos ganharam formas e movimentos, deixando o ensino de balanceamento de equações químicas mais atrativo.
E foi exatamente isso que aconteceu, garante o professor de Química, João Vitor de Assis. “Os alunos participaram ativamente da simulação, experimentando diferentes formas de balancear equações, facilitando a compreensão do princípio da conservação da massa, e observando em tempo real como os átomos se reorganizam nas reações químicas. Os estudantes puderam testar hipóteses e receber reforço imediato, reforçando o aprendizado de maneira visual e interativa”, afirma.
Com essa iniciativa, o professor validou o uso de tecnologias educacionais como recurso didático, tornando, assim, a aula mais atraente, acessível e contribuindo com o aprendizado do estudante. “A abordagem interativa auxiliou na superação das dificuldades iniciais que muitos alunos enfrentam ao lidar com balanceamento de equações. A visualização dos processos e a possibilidade de testar diferentes estratégias contribuíram para a autonomia do aprendizado e maior compreensão do conteúdo. Além disso, a interatividade da ferramenta ajudou a despertar o interesse e o engajamento dos estudantes”, salienta João Vitor de Assis.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez
Deborah Hemerly
(27) 3636-7706 / 3636-7707