26/11/2025 11h13

Estudantes da Escola Clóvis Borges Miguel se classificam para a Final Nacional da Olimpíada de Empreendedorismo 2025

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Clóvis Borges Miguel, localizada no município da Serra, conquistou classificação para a Final Nacional da Olimpíada de Empreendedorismo 2025, após participação de destaque na fase regional da competição.

A equipe foi selecionada entre as melhores startups do país ao vencer o pitch regional com a apresentação da startup “Educa Bolsa”, desenvolvida por cinco estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração: Vivian Reis de Oliveira, Raquel Silva Leite Guimarães, Otávio Silva Dettmann, Isakson André dos Santos Dally e Samira Rosa Alvarenga.

A proposta da startup consiste em uma plataforma integradora de suporte entre empresas e estudantes, com foco na redução da falta de capacitação específica no mercado de trabalho, por meio da oferta de bolsas de estudo. O sistema prevê que empresas interessadas invistam na formação educacional do estudante, oferecendo suporte custeado como preparação para futuras oportunidades profissionais, promovendo a aproximação entre o ambiente educacional e o mundo do trabalho.

O projeto foi desenvolvido sob a orientação da professora Juselli de Castro Nazaré, responsável pelo componente curricular Projetos Empreendedores. De acordo com a professora, o desempenho da equipe reflete disciplina, comprometimento e espírito colaborativo, aliados à aplicação dos conhecimentos trabalhados em sala de aula e à busca autônoma por conteúdos ainda não abordados formalmente no curso.

O processo da Olimpíada de Empreendedorismo teve início em 15 de julho e segue até o dia 09 de dezembro de 2025, com a Final Nacional prevista para os dias 08 e 09 de dezembro, ocasião em que a equipe representará a escola e o Estado do Espírito Santo em batalhas de startups com participantes de todo o Brasil.

A iniciativa teve como objetivos estimular o interesse dos estudantes pelo empreendedorismo e pela compreensão do mundo do trabalho, proporcionar experiências práticas e experimentais, promover a interdisciplinaridade, incentivar inovação, criatividade e colaboração, além de ampliar o horizonte cultural dos alunos por meio da participação em um evento de relevância nacional.

Além da classificação para a fase nacional, os estudantes receberam medalhas de ouro, em reconhecimento à qualidade do trabalho apresentado.

O estudante Otávio Silva Dettmann, da 2ª série ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração, destacou a importância da oportunidade de representar a escola e agradeceu o apoio dos colegas e professores durante todo o processo de construção do projeto.

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI