Estudantes da Escola São Luís transformam leitura em experiências sustentáveis com projeto ‘Aventuras Literárias’

Iniciativa alia literatura, criatividade e sustentabilidade, incentivando alunos a aprenderem na prática por meio de atividades inovadoras.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) São Luís, localizada em Santa Maria de Jetibá, desenvolveu o projeto “Aventuras Literárias”, que trouxe novas experiências para os estudantes dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. A proposta, conduzida pela professora Auristella Sipolatti Beling na disciplina Atividades de Pesquisa, buscou transformar em prática os aprendizados obtidos nas leituras dos livros “Entre Pedras” e “Lagartos” (7º ano) e Fininho (8º ano).
Entre as atividades realizadas, destacaram-se a confecção de terrários e a dinâmica do “Amigo Verde”, que aliaram literatura, criatividade e sustentabilidade. No projeto dos terrários, os alunos criaram pequenos ecossistemas em recipientes de vidro, compreendendo de forma prática o funcionamento da natureza.
“O trabalho do terrário foi muito legal. Gosto de fazer trabalhos manuais e maquetes. Fazendo na prática a gente entende melhor o que foi trabalhado na leitura”, contou o estudante Pedro Henrique Gonçalves Bergh, do 7º ano do Ensino Fundamental.
Já o “Amigo Verde” trouxe uma versão sustentável da tradicional brincadeira do amigo oculto, em que os alunos presentearam colegas com mudas de plantas, promovendo conscientização ambiental e fortalecendo vínculos de amizade.
“O ‘Amigo Verde’ foi um trabalho legal, trouxe conhecimento sobre a reprodução das plantas de uma forma divertida”, afirmou Manuela Possimoser Pires, do 8º ano. Sua colega de turma, Lavinya Schreder, completou: “Achei muito massa o ‘Amigo Verde’. Foi um trabalho extra onde pude conhecer o gosto de outras pessoas e que muita gente gosta de plantas. Trouxe mais conhecimento sobre as plantas em geral.”
Para a professora Auristella Sipolatti Beling, a experiência evidenciou o quanto a prática fortalece o aprendizado. “Foi um trabalho diferenciado, em que os alunos se mostraram motivados na realização da prática. Após a leitura e interpretação dos textos, os estudantes colocaram a mão na massa e desenvolveram atividades maravilhosas, mostrando mais uma vez que a prática complementa a teoria”, destacou.
O projeto “Aventuras Literárias” reforça que o ato de ler pode ir além das páginas dos livros, tornando-se experiências concretas que estimulam o conhecimento, a criatividade e o cuidado com o meio ambiente.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707