21/09/2023 14h26

Estudantes da Penitenciária de Linhares participam de ‘Chá Literário’

Durante as reuniões, os estudantes têm a oportunidade de discutir textos literários.

Alunos internos da Penitenciária Regional de Linhares (PRL), que têm como unidade de referência a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Manoel Abreu, localizada no município de Linhares, participaram, nessa quarta-feira (20), de mais uma edição do “Chá Literário”. O evento cultural, realizado no Recanto Humanizado, espaço interno da PRL dedicado às atividades culturais e educacionais, busca promover a literatura e a leitura entre os detentos.

Durante as reuniões, os estudantes têm a oportunidade de discutir os textos, previamente lidos, com o intuito de estimular o interesse pelos clássicos da literatura brasileiras.

No mais recente encontro, as obras literárias em destaque incluíram "Dom Casmurro", "Contos de Machado de Assis", "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis; "Lucíola", de José de Alencar; e "O Cortiço", de Aluísio Azevedo, entre outras.

A professora de Língua Portuguesa, Raquel Ferreira dos Santos, idealizadora do projeto, destaca a importância da educação e do acesso à cultura mesmo em ambientes desafiadores, proporcionando aos estudantes a oportunidade de ampliar seus horizontes por meio da literatura e da aprendizagem.

“Esse projeto inovador reflete uma abordagem diferenciada para o estudo da literatura, buscando envolver os alunos por meio da estética e da percepção pessoal. Em vez das práticas tradicionais, a escola busca desenvolver atividades que se conectem com a realidade e as aspirações dos alunos”, disse Raquel Ferreira dos Santos.

Um estudante interno contou a experiência dele ao participar do evento. "Concluir o projeto é gratificante. Todo o aprendizado abriu meus olhos para uma visão de futuro. A expectativa agora é poder finalizar meu ciclo no Ensino Médio, crescer e lutar pelo meu projeto de vida quando alcançar minha liberdade", disse.

Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br