05/03/2026 10h52 - Atualizado em 05/03/2026 10h54

Estudantes da Rede Pública de Ensino já podem se inscrever no Programa Jovem Senador 2026

A Secretaria da Educação (Sedu) anuncia a abertura das inscrições para o Programa Jovem Senador 2026 e mobiliza as escolas da Rede Pública de Ensino para mais uma jornada de reflexão, protagonismo juvenil e exercício da cidadania. Neste ano, o tema do concurso de redação, “Democracia nas Redes Sociais: como construir um debate saudável”, convida os estudantes do Ensino Médio a analisarem os desafios do ambiente digital e a apontarem caminhos para fortalecer a liberdade de expressão, a participação da sociedade no debate político e o respeito à diversidade de opiniões.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que, nas escolas da Rede Estadual de Ensino, a iniciativa já começa a ganhar forma com a organização interna, o engajamento dos professores orientadores e o incentivo aos estudantes para que transformem suas ideias em argumentos consistentes e propositivos.

“Vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada, em que o debate público também acontece no ambiente digital. Preparar nossos estudantes para argumentar com responsabilidade, respeito e senso crítico é fortalecer a própria democracia. O Programa Jovem Senador proporciona essa vivência concreta de cidadania, permitindo que nossos jovens compreendam que sua voz tem espaço e relevância nas decisões do País”, afirmou o secretário.

O Programa Jovem Senador seleciona, anualmente, 27 estudantes, sendo um de cada estado e do Distrito Federal, para vivenciarem, em Brasília (DF), a Semana de Vivência Legislativa. Em 2026, a programação acontecerá de 17 a 21 de agosto e incluirá debates, simulações de votações, palestras com parlamentares e visitas guiadas ao Senado Federal. Todas as despesas serão custeadas para os estudantes selecionados e seus respectivos professores orientadores, garantindo que o mérito e a dedicação sejam os critérios determinantes para a participação.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de abril de 2026, diretamente na unidade escolar, por intermédio do professor orientador. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do Senado Federal (clique AQUI e acesse). Em caso de alteração nas datas previstas, as novas informações serão amplamente divulgadas na página oficial do Programa.

Dúvidas sobre as regras do concurso podem ser esclarecidas pelos e-mails amalmeida@sedu.es.gov.br (Coordenadora Estadual do Programa Jovem Senador, Gerência de Currículo da Educação Básica, GECEB) e jesousa@sedu.es.gov.br (Coordenador Estadual substituto do Programa Jovem Senador, GECEB).

Edição anterior

Na edição de 2025, o Espírito Santo foi representado pela estudante Sabrina Furriel Nascimento Freitas, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Claudionor Ribeiro, no município de Cachoeiro de Itapemirim, sob a orientação da professora Silmara Silva Gonçalves Ferreira. A conquista reforça o potencial dos estudantes capixabas e evidencia o papel das escolas da Rede Estadual de Ensino na formação integral dos jovens, ao promover o pensamento crítico, o diálogo e o compromisso com a democracia brasileira.

Com a nova edição, a expectativa é de que mais estudantes assumam o desafio de refletir sobre o papel das redes sociais na construção de um debate público mais respeitoso e responsável, para que o Espírito Santo, mais uma vez, tenha voz ativa no Senado Federal.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI