Estudantes de Ponto Belo conhecem aldeia indígena em Aracruz
Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Maria Magdalena da Silva, localizada no município de Ponto Belo, participaram, na última sexta-feira (29), de uma aula de campo na aldeia Três Palmeiras, em Aracruz. A atividade buscou promover a valorização da diversidade étnico-racial e proporcionar aos estudantes um contato direto com a cultura indígena.
Ao chegarem ao local, recepcionados pelo cacique Nelson, os alunos conheceram mais sobre as histórias e lendas do povo indígena local e aprenderam sobre os instrumentos tradicionais, além de seu significado e uso no dia a dia da aldeia. Em seguida, participaram de uma vivência prática sobre pinturas corporais, destacando seus simbolismos e a ligação com a identidade cultural indígena, além de uma demonstração de como manusear o arco e flecha.
Outro destaque, apresentado pelo líder da aldeia, foi a abordagem trilíngue na educação local, que inclui o Tupi-Guarani, o Português e o Inglês, evidenciando a preservação da língua materna enquanto prepara os alunos para interagir com o mundo globalizado.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707