Estudantes de Afonso Cláudio abrem cápsula do tempo
Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Cupertino, localizada no município de Afonso Cláudio, removeram, na última quinta-feira (28), uma cápsula do tempo enterrada em 2020. O pequeno baú continha cartas, desenhos e pequenos símbolos que representavam os pensamentos, sentimentos e sonhos de uma turma resiliente que enfrentava um período desafiador, em meio ao isolamento social e à incerteza, no auge da pandemia de Covid-19.
De acordo com a professora de Projeto de Vida, idealizadora da ação, Fernanda de Souza, durante o momento de retirada do material, os objetos depositados na cápsula revelaram um misto de vulnerabilidade e força, saudade e superação, refletindo a determinação de quem acreditava em dias melhores.
Ainda segundo a docente, ao abrir a cápsula, os alunos não apenas resgataram lembranças, mas também celebraram o quanto evoluíram ao longo dos últimos quatro anos. O reencontro com o passado revelou mais do que simples recordações; mostrou o impacto das experiências vividas e as lições que transformaram aqueles adolescentes em jovens adultos prontos para novos desafios.
“Foi como abrir uma janela para o coração de cada aluno de 2020 e ver o quanto cresceram, o quanto venceram. A cápsula do tempo é mais do que um registro; é um testemunho da força da educação e da capacidade humana de sonhar e superar. Encerramos um ciclo, mas as lembranças e os aprendizados nos acompanharão para sempre”, contou Fernanda de Souza.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707