Estudantes de Alto Rio Novo participam de aulas práticas de capoeira
Ação teve o intuito de conscientizar a comunidade escolar sobre a valorização da capoeira como parte da cultura construída pelos africanos.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Pastor Antonio Nunes de Carvalho, localizada no município de Alto Rio Novo, promoveu, na última sexta-feira (20), o culminância do projeto de capoeira “Cultura em Movimento”. A ação teve o intuito de conscientizar a comunidade escolar sobre a valorização da capoeira como parte da cultura construída pelos africanos escravizados.
Durante a realização da atividade, orientada pelo mestre Militão, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de palestras educativas e aulas práticas. Além disso, conheceram os instrumentos atabaque, pandeiro, chocalho e berimbau utilizados nas rodas de capoeira.
“O trabalho com a capoeira nos faz refletir como é importante o resgate da cultura africana, mostrando sua importância na formação do povo brasileiro”, ressaltou a professora de Sociologia Geislaini Gonçalves Satler.
“É preciso reconhecer que, no Brasil, o racismo é velado e isso faz com que a capoeira seja discriminada por muitos brasileiros”, disse a estudante Juliana Barbosa Caixeta, da 3ª série do Ensino Médio.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707
Sugestões de pauta:
Enviar para o e-mail pauta@sedu.es.gov.br