Estudantes de Anchieta criam peça de teatro
Ação teve o intuito de valorizar a cultura afro-brasileira, aproximando os estudantes da literatura negra capixaba.
O Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Paulo Freire, localizado em Anchieta, promoveu, na última segunda-feira (13), o projeto teatral “Black Culture Around the World”. A proposta visou enaltecer a cultura afro-brasileira, aproximando os estudantes da literatura negra capixaba.
Durante a produção teatral, os estudantes não apenas tiveram a oportunidade de pesquisar as biografias dos autores, mas também puderam apreciar obras significativas. Após essa fase inicial, eles decidiram criar peças teatrais inspiradas nas obras de autores negros capixabas, incluindo “O aniversario solidário de Cecilia”, de Maxwell dos Santos, e “Qual é o esquema da parada”, de Wagner Silva Gomes. Além disso, os alunos exploraram o trabalho de outros autores capixabas, como Elisa Lucinda, Larissa Pinheiro e Janio Silva.
Antes da apresentação, os estudantes conduziram entrevistas com os autores escolhidos, por meio de suas redes sociais, buscando informações autobiográficas sobre os escritores. Um destaque foi a participação do autor Maxwell dos Santos, que gravou um breve vídeo compartilhando informações, que foram exibidas para toda a turma.
“Achei uma experiência muito boa. Aprendi muitas coisas lendo o livro ‘Qual é o esquema da parada’, desde palavras que eu não conhecia até sobres coisas, como a desvalorização. Fazer teatro foi uma ótima maneira de representarmos a história do livro”, disse o estudante Pedro Henrique Marcarini Alberti Santos, da 1ª série Ensino Médio.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705