25/08/2023 11h08

Estudantes de Aracruz exploram manguezal do rio Paraquê-Açú

A atividade não apenas impulsionou a educação ambiental, mas também destacou o elo entre o rio e as comunidades que dependem dele para sustento e identidade.

 

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Caboclo Bernardo, localizada no município de Aracruz, participaram, na última sexta-feira (18), de uma aula de campo no manguezal do rio Piraquê-Açú. A atividade teve como foco central a conscientização ambiental e a valorização da biodiversidade do ecossistema do mangue.

Além de aprofundar o conhecimento sobre os manguezais e recursos hídricos, a aula de campo contribuiu significativamente para promover a conscientização sobre a preservação ambiental. Ao unir teoria e prática, os alunos compreenderam a complexidade e a fragilidade desse ecossistema vital. A atividade não apenas impulsionou a educação ambiental, mas também destacou o elo entre o rio e as comunidades que dependem dele para sustento e identidade.

O professor de Geografia, João Alberto Miranda de Souza, destacou que os alunos foram expostos a três temas fundamentais durante o passeio. Inicialmente, exploraram a relevância histórica do rio como ponto de chegada dos imigrantes italianos, enriquecendo a diversidade cultural e étnica local.

Em seguida, a atenção voltou-se para a presença das comunidades tradicionais nas margens do rio e seus afluentes. Essa parte da atividade enfatizou a importância da preservação dessas comunidades, que mantêm uma ligação intrínseca com o ecossistema do manguezal. A terceira parte da aula envolveu a participação de um oceanógrafo, que introduziu os alunos à rica variedade de espécies animais e vegetais que habitam o mangue, ressaltando sua relevância para a vida marinha.

Kemili Rodrigues Pimentel, aluna da 2ª série do Ensino Médio, compartilhou seu entusiasmo ao destacar como a aula fortaleceu seu desejo de se tornar uma defensora do meio ambiente. “Num mundo onde a conservação ambiental é imperativa, iniciativas educacionais como essa inspiram esperança nas gerações futuras, capacitando os jovens a se tornarem defensores ativos da natureza e do patrimônio cultural local. A aula de campo no manguezal do rio Piraquê-Açú permanecerá como um exemplo notável de educação envolvente e esclarecedora”, contou a jovem.

 

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