Estudantes de Boa Esperança apresentam trabalhos no 4º Simpósio do Incaper
Alunos do curso técnico em Agropecuária do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) Boa Esperança, localizado no município de Boa Esperança, participaram, nos dias 22 e 23 de outubro, do 4º Simpósio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O evento acolheu estudantes e pesquisadores de diversas partes do Espírito Santo para a apresentação de trabalhos científicos que aliam inovação e sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura capixaba.
Durante o encontro, os estudantes apresentaram "Captação de água das chuvas: um caminho para a sustentabilidade escolar", desenvolvido por Maria Eduarda de Sá Rodrigues, Alice Ribeiro Santos, João Antonio dos Santos Lima e Kauê Vyctor Gomes Gonçalves. O plano propõe soluções viáveis para o aproveitamento de água da chuva nas dependências escolares, promovendo uma prática ecológica e de baixo custo para a gestão sustentável dos recursos hídricos.
"Efeito do Estresse Salino no Crescimento e Eficiência Fotossintética da Alface (Lactuca sativa L.)", outro estudo apresentado, foi desenvolvido por Maria Eduarda Vieira Bolsanelo, Rafael Gomes Oliosi, Jorge Brian Silva Meireles, Douglas Marcelino dos Santos e Mateus Camilo Ramos. O trabalho explora o impacto da salinidade no cultivo de alfaces, contribuindo para o entendimento de como os produtores podem enfrentar os desafios do solo em regiões afetadas por altos níveis de sal.
Além dos projetos exibidos e da troca de conhecimentos com os demais participantes, os alunos puderam assistir a palestras sobre as potencialidades da agricultura na era da automação e da inteligência artificial.
De acordo com a professora de Agropecuária Ana Caroline Pariz Rocha, a iniciativa permitiu aos alunos uma imersão completa, interligando áreas de conhecimento e possibilitando uma visão abrangente dos desafios e das práticas inovadoras no campo da agropecuária.
“Foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. Os estudantes tiveram a oportunidade de ouvir especialistas, apresentar os seus trabalhos e se engajar em discussões que vão muito além da sala de aula. Foi incrível ver a empolgação deles ao fazer perguntas e trocar ideias com outros participantes”, declarou Ana Caroline Pariz Rocha.
A professora frisou ainda que a participação reforça o compromisso da escola em conectar saberes teóricos e práticos, preparando futuros profissionais para os desafios e as possibilidades de um setor agrícola em constante transformação.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707