Estudantes de Cachoeiro de Itapemirim desenvolvem modelos tridimensionais de ligações químicas para uso em aulas
A atividade visou promover o desenvolvimento de habilidades digitais dos alunos e capacitá-los no uso de ferramentas tecnológicas.
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Presidente Getúlio Vargas, Escola do Futuro localizada em Cachoeiro de Itapemirim, desenvolveram modelos tridimensionais de ligações químicas iônicas e covalentes, usando o software TinkerCad, plataforma de modelagem 3D. Os alunos criaram peças que representavam átomos e que, posteriormente, foram impressas em 3D para serem utilizadas nas aulas de Química.
A atividade visou promover o desenvolvimento de habilidades digitais dos alunos, capacitá-los no uso de ferramentas tecnológicas e aprofundar a compreensão dos conceitos de ligações químicas iônicas e covalentes. Além disso, o projeto está alinhado aos princípios da Escola do Futuro, que incentiva o uso de tecnologia para criar experiências educativas inovadoras.
Os estudantes puderam visualizar os conceitos teóricos de forma prática e interativa, tornando o aprendizado mais acessível e interessante. A construção de modelos tridimensionais buscou ajudar na assimilação dos conteúdos de Química, especialmente em relação à composição atômica e as interações entre os elementos químicos.
“Juntar as habilidades digitais para produzir um material e aprender o conteúdo, ao mesmo tempo e de forma totalmente diferente, é totalmente motivador e fez com que eu visualizasse aquilo que antes era impossível. É uma experiência que nos prepara para o futuro”, relatou a estudante Raíssa Alves Moreira.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707